Exposição traz imagens e vídeos sobre o futebol

FutebolMostra inédita leva ao público mais de 50 imagens de registros do futebol ao redor do mundo. Vídeos e uma vitrine com bolas oficiais das Copas desde 1970 completam a exibição.

O Museu do Futebol – instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu – inaugura a mostra “Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo”. Com patrocínio da adidas, a exposição traz 51 fotos que mostram como um jogo de futebol pode ser improvisado em plena Muralha da China ou em um mosteiro budista em Mianmar.

Das imagens reunidas, 37 são do fotógrafo Caio Vilela, que pela primeira vez terá suas fotos expostas. As outras fazem parte das coleções editoriais e criativas da Getty Images Brasil, uma das mais respeitadas agências de criação e distribuição de conteúdo visual e multimídia. A mostra conta também com o apoio da Epson do Brasil para a impressão das fotos e fornecimento dos projetores utilizados na exposição.

Vídeos e textos levam aos visitantes informações e curiosidades sobre o futebol jogado em 24 países, como Iemên, Suazilândia, Camboja, entre outros. Quem for à exposição também terá a oportunidade de conferir uma vitrine com os modelos das 11 bolas, fabricadas pela adidas, das Copas do Mundo de 1970 até 2010.

As imagens retratam como a paixão pelo futebol é capaz de unir diferentes povos. “Não é difícil entender por que o futebol é um fenômeno mundial”, diz Caio Vilela. “Jogar ou assistir, xingar ou aplaudir, brilhar ou trapacear. Há várias formas de participar”, completa.

Caio começou a registrar o futebol de rua há cinco anos, durante suas viagens como jornalista da área de turismo. Durante esse tempo, flagrou curiosidades do esporte pelos cinco continentes. Suas fotos foram publicadas no livro “Futebol sem Fronteiras” (Panda Books), e tem seu lançamento marcado para o mesmo dia da abertura da mostra.

Para completar a mostra, a artista convidada Regina Silveira terá sua obra “O Jogador” (1981) exposta ao público. Professora da ECA-USP, a artista é conhecida desde a década de 1980 por obras que exploram perspectivas e sombras a partir do uso de diversos materiais.

A exposição pretende trazer ao visitante a cultura e os costumes de outros países e mostrar como o esporte aproxima as sociedades. A curadoria fica a cargo do jornalista esportivo e apresentador da Espn, Marcelo Duarte e do designer e editor de arte de diversas publicações, Augusto Lins Soares.

Sobre o Museu do Futebol

O Museu tem sua visitação baseada em três pilares: emoção, história e diversão. Fotos, vídeos, áudios e interatividades encantam os visitantes, entre os quais o presidente da FIFA, Joseph Blatter, que declarou: “Estou muito impressionado com este Museu do Futebol. Porque não é um museu, é vivo!”
Desde a sua inauguração, o Museu do Futebol já atraiu mais de 440 mil pessoas e a imprensa do mundo todo, da revista Veja ao jornal norte-americano The New York Times, o francês Le Monde e o inglês The Guardian.
O Museu do Futebol pertence à Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pelaFundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Exposição Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo
De 05/12 a 14/03/2010

Lançamento do livro “Futebol Sem Fronteiras – Retratos da Bola ao redor do Mundo”, de Caio Vilela – 5/12, às 15h no Auditório do Museu do Futebol. Com palestra do autor e presença do curador da exposição, Marcelo Duarte.
Museu do Futebol / Governo do Estado de São Paulo 
Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)
Preço: R$ 6,00 (R$ 3,00 a meia entrada para estudantes e idosos)
Entrada gratuita às quintas-feiras
Horário: das 10h às 18h
Bilheteria: das 10h às 17h
Site: www.museudofutebol.org.br
Telefone: (11) 3663-3848

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *