Exposição gratuita revive histórias de Jorge Amado

Para comemorar o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, o fotógrafo carioca Fred Schiffer organizou duas exposições, Costa do Cacau e Descobrindo Gabriela, que reúne 43 fotografias que contam as histórias vividas pelos personagens retratados pelo artista baiano. As mostras ficam em cartaz até o dia 17 de setembro, no Forte de Copacabana, das 10 às 18h, com entrada gratuita.

 

Fred e sua família foram até a cidade de Ilheús vasculhar os lugares ilustrados nos livros, que existem na realidade. O clima dos séculos XVIII e XIX, período no qual o cacau era o principal produto da economia, pode ser acompanhado na mostra Costa do Cacau. A malandragem do Bataclan, todos os cenários do romance e até os sabores que a mulata brejeira usou para conquistar o coração do sírio Nacib Saad estão na exposição Descobrindo Gabriela.

“Seu trabalho fotográfico é belíssimo e mostra um lugar que mesclava o que de bom e ruim havia naquele período referido nas principais obras literárias de papai, lá em Ilhéus”, conta Paloma, filha de Jorge Amado. Uma curiosidade: ao acompanhar a exposição, o público descobre que muitos dos personagens das histórias de Jorge Amado existiram, como é o caso de Gabriela e Maria Machadão.

 

O fotógrafo conta que a exposição Costa do Cacau aborda arquitetura, natureza e gente, com uma plasticidade única. Já Descobrindo Gabriela é histórica, uma pesquisa iconográfica onde a vida da personagem é contada através de imagens e texto.

 

“Descobri, por exemplo, o túmulo de Gabriela e outras lendas de Jorge Amado. Voltei para Ilhéus a fim de investigar as muitas histórias secretas que guarda a cidade. Quantos personagens, quantos amores e desamores! Minha maior descoberta foi saber que Gabriela foi inspirada em uma pessoa real. Também visitei o Convento da Piedade, o bar Vesúvio e percorri o antigo Mercado de Escravos trazendo para Copacabana um pedacinho desta Bahia em registros fotográficos”, conta ele.

 

De modo único, as fotos mostram a alegria da viagem feita com a família, além de exibir o conhecimento adquirido pelos caminhos percorridos e vistos por eles em ruas, fachadas e casas. Fred Schiffer consegue imprimir em seus registros a cultura baiana, não conhecida por muitos ainda, na qual o povo é representado em pequenos detalhes do cotidiano.

 

Serviço

 

Exposições “Costa do Cacau” e “Descobrindo Gabriela”, por Fred Schiffer

 

Local: Salãodeexposições temporárias do Forte de Copacabana, na Praça Coronel Eugênio Franco, 1 – Copacabana

 

Data e horário: Até dia 17 de setembro I Todos os dias  I De 10 às 18h.

 

Entrada Gratuita

 

Informações no telefone:             (21)2522-3544       e no site http://fredschifferfotos.com/

 

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *