Escola de Música Villa-Lobos (RJ) abre inscrições para 2013

A Escola de Música Villa-Lobos, vinculada à Secretaria de Cultura (SEC), abriu edital para o ingresso de alunos no Curso de Formação Inicial em Música para 2013. O curso destina-se ao desenvolvimento das habilidades e competências concernentes ao mundo da música, envolvendo atividades de apreciação, execução e criação musical.

As inscrições só poderão ser feitas na secretaria da Escola de Música Villa-Lobos, que fica na rua Ramalho Ortigão, número 09, 2º andar , no Centro do Rio de Janeiro, até 18 de fevereiro de 2013, das 11h às 13h30 e das 14h30 às 17h.

O curso é inteiramente gratuito e não há taxa de inscrição . É oferecido em duas etapas: Musicalização – com duração de dois anos -, destinada a crianças que estejam cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Fundamental, e Fundamentação Básica em Música – com duração de oito anos – destinada a crianças que estejam cursando a partir do 3º ano do Ensino Fundamental , até o limite de 12 anos para ingresso.

Este ano, o ingresso dos novos alunos ocorrerá de duas formas: sorteio público e exame classificatório. O sorteio público será para a fase de Musicalização e para o 1º ano da Fundamentação Básica em Música. Para a etapa Musicalização, o sorteio está condicionado ao número de vagas e para o 1º ano da etapa Fundamentação Básica em Música, o sorteio está condicionado ao número de vagas disponíveis nos instrumentos, observando a idade e a escolaridade correspondentes à vaga de seu interesse.

O Exame de Seleção e Classificação será para o 3º e para o 4º ano da Fundamentação Básica em Música e estará condicionado ao número de vagas disponíveis nos instrumentos. Para o 3º ano o candidato deverá comprovar que está cursando ou já ter cursado o 5º ano do Ensino Fundamental até o limite máximo da idade de 14 anos. Para o 4º ano o candidato deverá comprovar que está cursando ou já ter cursado o 6º ano do Ensino Fundamental até o limite máximo da idade de 15 anos. Em ambos os casos o candidato já deve ter algum conhecimento de música de acordo com o especificado nos editais correspondentes a esta fase.

A Escola de Música Villa-Lobos também está com inscrições abertas para o exame classificatório aos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, para o ano de 2013. Para estes cursos, as inscrições encerram-se no dia 08 de fevereiro.

São eles:

Técnico em Regência Instrumental, Técnico em Regência Coral; Técnico em Composição e Arranjo; Técnico em Instrumento Musical (oboé, flauta transversa, clarineta, saxofone, trombone, tuba, piano, violão, guitarra elétrica, violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, bateria e percussão); Técnico em Produção de Áudio; Técnico em Documentação Musical; e Técnico em Canto.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + um =