Então chegamos a Junho mês de festa. São Pedro, Santo Antônio e São João.

festa junina

Começa Junho que é um mês especial, festivo. Quando junho chega, sentimos o calor da fogueira, os olhos refletem as cores das bandeirinhas e os céus se colorem com os belos fogos de artifícios.

Junho é mês aguardado de norte a sul do Brasil, é mês de festa, de dança e de família reunida. Junho é mês alegria, de sorriso e cantiga. É mês de sonhos, de santos: São Pedro, Santo Antônio e São João. Aqui no Portal da Cultura Brasileira tudo sobre os festejos juninos. Acompanhe.

 

 

A história da data

 

Festas Joaninas, como eram conhecidas no passado, é cultura e tradição, comemoradas nas cinco regiões brasileiras. Esta festividade vem desde a antiguidade e recebeu esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que – segundo as escrituras bíblicas – gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.

 

Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.

 

Os povos negros e indígenas que viviam no Brasil não custaram a se adaptar, pois seus costumes e culturas eram muito parecidos à desta festividade e é por isto que esta comemoração é uma união de povos de culturas, sem preconceito e sem racismo. É união. Aos poucos, as festas juninas foram explodindo no território brasileiro, mas foi mesmo no nordeste que ela ganhou espaço e criou raiz e até hoje é palco das maiores comemorações.

 

Por serem comemoradas na época onde nosso hemisfério recebe o inverno, as festividades foram adaptadas e realizadas ao redor de enormes fogueiras, que nos dia de hoje é maior símbolo das festas Juninas.

 

 

A tradicional quadrilha é marcada por muita folia, sempre acontecem após um famoso “casamento caipira” que é muito atrapalhado e engraçado, e tudo termina com mais folia no baile da despedida.

 

A tradicional quadrilha é marcada por muita folia, sempre acontecem após um famoso “casamento caipira” que é muito atrapalhado e engraçado, e tudo termina com mais folia no baile da despedida.

 

Quadrilhas

 

Os principais momentos das festas juninas, que são tão coloridas, é a hora em que as prendas e os caipiras vão para dançar a tão famosa e alegre quadrilha.

 

A quadrilha é marcada por muita folia, sempre acontece após o famoso “casamento caipira” que é muito atrapalhado e engraçado, e tudo termina com mais folia no baile da despedida.

 

Na atualidade, as quadrilhas largaram a formalidade e tradição, foram adaptadas ao mundo moderno com músicas e coreografias dos principais hits do momento.

 

 

 As guloseimas

 

doces-de-festa-junina-5As guloseimas são uma das melhores partes da noite. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho são alguns exemplos.

 

Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

 

Sem contar as bebidas como o famoso quentão.

 

 

As barracas trazem muitos jogos como pescaria, argolas e tocas do coelho, que são muito populares, e também gincanas com diferentes jogos, como corridas de sacos, ovo na colher, corrida de três pés e pular fogueira, entre outros, que divertem a família, desde o filhinho até os avós.

 

 

 

As empresas, cooperativas e lojas usam e abusam neste mês do tema “Junina”, que pode ser observado através das vitrines, saldões e promoções arrasadoras levando este nome.

 

Os comerciantes usam de esquemas táticos, oferecem pipocas e amendoins para cativar e levar o cliente a realizar a compra.

 

As escolas também realizam estas festas para levantar fundos.

 

Podemos dizer que o mês de junho é um mês muito importante para economia brasileira.

 

 

 

Fogos de Artifícios

 

Quando as pessoas não usam os Fogos de Artifícios com responsabilidade, muitas vezes, o que era para ser uma grande festa junina acaba em tragédia .

 

TUDO SOBRE FESTA JUNINA AQUI

 

MAIS FESTA

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *