ENCONTRO DOS MUSEUS DO RIO

museusdorioRepresentantes dos cerca de 300 museus do estado do Rio de Janeiro se reunirão no Museu Histórico Nacional nos dias 14, 15 e 16 de dezembro para o inédito Encontro dos Museus do Rio. O objetivo do evento é lançar o portal Museus do Rio (www.museusdorio.com.br), uma ferramenta concebida para valorizar estas instituições no momento em que a cidade se prepara para receber a Copa do Mundo, as Olimpíadas, e a próxima reunião do International Council of Museums (ICOM), principal instituição dedicada ao fomento internacional da área museológica. O Encontro dos Museus do Rio é gratuito e aberto ao público. Na ocasião, haverá Rodas de Museu, Cinema e Prosa, com mesas redondas e exibição de filmes.

Uma iniciativa da antropóloga Regina Abreu, coordenadora do projeto e professora da Escola de Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/Ministério da Cultura) e com apoio da FAPERJ, o portal Museus do Rio é o resultado de três anos de pesquisa, onde a antropóloga junto com uma equipe de alunos da UNIRIO percorreu diversos museus locais e regionais para fornecer uma cartografia e um mapa do conjunto dos museus cariocas e fluminenses.

Além do Portal, o encontro lançará ainda uma coletânea de nove filmes produzidos pela equipe da UNIRIO em parceria com o IBRAM. Os filmes serão veiculados pela TV Alerj e pela TV NBR durante o período do Encontro e inspiraram um novo programa de TV que estreará dia 17 de dezembro e será veiculado semanalmente no canal.

O portal Museus do Rio contém informações básicas para turistas, estudiosos e interessados no assunto como perfis dos museus, perfis dos percursos visitados, e perfis das regiões. O internauta poderá fazer visitas virtuais pelo site assistindo aos filmes de cinco minutos sobre cada um dos 300 museus retratados.

“Muitas vezes, observa Regina Abreu, o visitante chega na cidade do Rio de Janeiro e não tem a menor noção de que o interior do Estado também guarda preciosidades históricas, um verdadeiro tesouro de memória e cultura. Afinal, o Rio, incluindo interior e capital, sediou quase todos os grandes momentos da história do Brasil. Da Colônia à República, passando pelo Império, ocorreram importantes processos em toda a região que tiveram repercussão nacional. Os museus restaram como testemunhos e fontes de pesquisa de toda esta movimentação”, conclui.

Nesta primeira fase, o portal disponibilizará informações sobre os museus do interior do Estado. A segunda etapa, com lançamento previsto para o final de 2011, disponibilizará dados sobre os museus da cidade do Rio de Janeiro, que congregam quase a metade dos trezentos (300) museus do Estado.

Segundo a pesquisadora, esta opção de começar pelo interior justifica-se pela pouca visibilidade dos museus fluminenses. “Muitos são pérolas ainda pouco conhecidas, como o “Museu Casa da Hera” em Vassouras, testemunho da riqueza e do fausto dos barões do café. Há também museus que são coleções de toda uma vida como o Museu de Conchas de Mangaratiba, resultado do esforço de um colecionador que conta a história das transformações do local por meio das conchas que foram desaparecendo e que ali jazem testemunhas de épocas de bio-diversidades mais pulsantes.

Ou ainda o museu do surf, em Cabo Frio, resultado de uma coleção de um surfista fanático, que é capaz de narrar por meio de seus preciosos objetos minúcias da história internacional do surf”.

Para a antropóloga, os Museus do Rio desempenham importante papel enquanto lugares de memórias coletivas, capazes de irradiar e potencializar conquistas para a inclusão social, a cidadania, a transformação social e o desenvolvimento sustentável em diferentes regiões”, diz a pesquisadora. “Eles estão por toda a parte, espalhados pelo estado, sintoma de uma vitalidade enorme que abre um leque de inúmeras possibilidades de histórias e memórias. De espaços consagrados aos grandes heróis da história pátria a espaços de valorização de pequenos heróis das mais ínfimas localidades, os museus constituem hoje espaços cada vez mais relevantes respondendo ao nosso anseio por referências, elos, conexões com diferentes temporalidades”, observa Regina.

Filmes que serão exibidos nas Rodas de Museu, Cinema e Prosa:

“Entre telas, monumentos e paisagens: Niterói e seus museus” “Na canoa do tempo: Museus e Comunidade em Itaipú” “Memória, História e Resistência: um museu de percurso na Baixada Fluminense” “Tempo de Seresta: Música, Museus e Memória no Médio Paraíba” “O sagrado, a cidade e o patrimônio: museus na costa verde” “Vestígios diversos em tempos vários: museus na costa do sol “Café, Ferrovia e Cachaça: Museus no Centro Sul Fluminense”” “Fragmentos e fontes de memória: museus no norte fluminense” “Colonização, Império e República: Museus na Região Serrana”

FICHA TÉCNICA
DO PORTAL E DOS FILMES: Direção: Regina Abreu Produção
Executiva: Renata Oliveira
Assessoria de Pesquisa e Documentação: Fábio Simini
Identidade Visual e web designer: Guga Monteiro
Fotografia: Pedro Sol
Edição e montagem: Renato Vallone; Mariana Serrão
Finalização :Bruno Focchi
Trilha Sonora: Marcos Ariel

Consultoria e Concepção Original: Mario de Souza Chagas; Claudia Storino; Rose Miranda; Myrian Sepulveda dos Santos; Vera Dodebei; Ângela Mascelani Pesquisa: Inês Gouveia; Simone Bessa; Heloisa Magalhães; Thiago Lopes de Freitas; Aline Beatriz Souza Melo; Caroline Givigi da Silva; Caroline Coelho; Jéssica Manhães; Pedro Ibsen; Aline Cadaxo; Ana Carolina Silva Paulo; Lucieni Simão Fotografia Adicional: Eduardo Ramos Strucchi; Rafaela Bisachi de Oliveira; Rodrigo Calmanowitz; Sofia Maldonado Machado; Ana Okuti; Colaboração: Edlaine Campos Gomes;Diana Pinto; Francisco Farias; Andréa Lopes;

Realização: * Laboratório de Memória e Imagem PPGMS – Programa de Pós-Graduação em Memória Social UNIRIO * Grupo de Pesquisa CNPq “Memória, Cultura e Patrimônio” Instituição Parceira: IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus Apoio: FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro

ENCONTRO DOS MUSEUS DO RIO
Data: 14, 15, 16 de dezembro de 2010 – Preço: Entrada Franca
Local: Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/n° – Praça XV
museusdorio@gmail.com – www.museusdorio.com.br

    Author: Redação

    Share This Post On

    107 Comentários

    1. Very neat article post.Really thank you! Want more.

    2. Wow, great blog article. Much obliged.

    3. Say, you got a nice post.Really looking forward to read more. Want more.

    4. Say, you got a nice article post.Much thanks again. Really Cool.

    5. I truly appreciate this post.Much thanks again. Want more.

    6. Hey, thanks for the post.Thanks Again. Really Cool.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Mathew Sueltenfuss - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine several unrelated information, nevertheless seriously worth taking a search, whoa did 1 understand about …
    2. Get GooglePlus Followers - Title... [...]here are some links to sites that we link to due to the fact we consider they may be worth …
    3. Social Media Marketing Company - Title... [...]Wonderful story, reckoned we could combine a number of unrelated information, nevertheless genuinely worth taking a appear, whoa did 1 …
    4. free e cigarette sample - Title... [...]check below, are some entirely unrelated internet sites to ours, even so, they're most trustworthy sources that we use[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *