Encontro de Terno de Reis revive tradição cultural em Florianópolis

O dia 6 de janeiro tem um significado especial para os cristãos em todo o mundo. A data celebra a visita dos três Reis Magos ao presépio do Menino Jesus e marca o fim do ciclo de festejos natalinos.

Em Florianópolis, o Dia de Reis também é comemorado em homenagem à chegada dos primeiros imigrantes açorianos na Ilha de Santa Catarina, em 1748, que introduziram na cultura popular o costume de fazer cantorias de porta em porta, dedicadas aos Santos Reis. A tradição será mais uma vez revivida nesta sexta-feira (6/01) no 15º Encontro de Terno de Reis, no Largo da Catedral, às 19h, numa promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

O evento deve reunir 11 grupos folclóricos catarinenses para marcar o encerramento do ciclo natalino na cidade, além de integrantes do grupo Raízes Açorianas. A concentração dos participantes será realizada na sede da Fundação Franklin Cascaes, no Forte Santa Bárbara, de onde seguem até o local das apresentações. Ao final do evento, os integrantes formarão um cortejo, em direção ao presépio em exposição na Praça 15 de Novembro, lembrando a peregrinação dos Reis Magos até o local de nascimento de Jesus Cristo.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *