EMESP Tom Jobim abre processo seletivo.

emespA Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim, escola do Governo de São Paulo, está com inscrições abertas até 21/3 para as vagas remanescentes dos Cursos de Formação musical profissionalizante e Cursos Livres Preparatórios. As aulas nas áreas de música erudita e popular serão ministradas nas unidades Luz e Brooklin, na capital paulista. As normas do Processo Seletivo e as fichas de inscrição estão no site www.emesp.org.br.

Provas

O processo de seleção contempla prova escrita, que será realizada no dia 26 de março (1ª fase, eliminatória), e mais duas provas, uma prática e outra de teoria e percepção musical, que serão feitas no dia 2 de abril.

A avaliação prática da segunda fase será feita por uma Banca Examinadora, formada pelos professores da EMESP Tom Jobim.

Cursos oferecidos

Entre os Cursos de Formação profissionalizante, são oferecidos os Cursos de Formação Continuada (1º, 2º e 3º Ciclo) e o Curso de Formação Avançada (4º Ciclo).

Os cursos de Formação Continuada, com ênfase profissionalizante, têm duração de dois a três anos e são voltados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de instrumento musical ou canto. A estrutura desses cursos está dividida em três Ciclos. O primeiro é destinado para pré-adolescentes com até 13 anos, o segundo tem como foco jovens de até 16 anos e o terceiro é voltado para músicos com até 21 anos.

Formação Avançada

A Formação Avançada é destinada a estudantes que tenham conhecimento musical de nível avançado. Os cursos têm duração que variam de dois a quatro anos e são compostos de 6horas-aula por semana, envolvendo disciplinas práticas, individuais e coletivas, e disciplinas teóricas. Para estes cursos não há limite de idade.

Cursos Livres

Os Cursos Livres têm duração de um ano. Neste Processo Seletivo, são oferecidos os Cursos Livres Preparatórios de Instrumentos, destinados a crianças, jovens e adultos que pretendam ingressar nos Ciclos dos Cursos de Formação em processo seletivo futuro da EMESP Tom Jobim.

Para este Processo Seletivo, há vagas abertas para os Cursos Livres Preparatórios para 1º, 2º 3º e 4º Ciclo. Os limites máximos de idade para cada curso são de um ano a menos que o limite do Ciclo Correspondente. Assim, o limite é de 12 anos para ingressantes no Curso Preparatório para 1º Ciclo, de 15 anos para o Curso Preparatório para 2º Ciclo e de 20 anos para o Curso Preparatório de 3º Ciclo. Para o Curso Preparatório de 4º Ciclo não há restrição de idade.

Sobre  a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim

Com mais de 20 anos de atuação no ensino musical, a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) – Tom Jobim é uma escola altamente especializada na formação dos futuros profissionais da música erudita e popular, com o oferecimento de uma formação completa e de excelência, estruturada com foco no ensino do instrumento e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), complementados por disciplinas de apoio. A Escola também proporciona aperfeiçoamento a músicos que já completaram sua formação e queiram aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas, por meio de seus Cursos de Formação Avançada. Em 2010, a Escola estreou seu grupo residente de professores, a Camerata Aberta, dedicada ao repertório contemporâneo e ao ensino de técnicas instrumentais avançadas. O Grupo ganhou o prêmio APCA 2010 de música contemporânea pelo pioneirismo e excelência do trabalho realizado ao longo do ano. A EMESP Tom Jobim é gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

A Organização Social Santa Marcelina Cultura é responsável pela gestão de diversos programas de formação musical do governo do Estado de São Paulo. Criada em 2008, a OS administra Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim; o programa Guri na região metropolitana de São Paulo, com 48 polos e 11 mil alunos; o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão; e os Grupos Jovens ligados à EMESP: Orquestra Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, da Banda Sinfônica Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim. Debaixo de todos estes programas está o projeto de criar um ciclo virtuoso para a formação musical no estado de São Paulo, combinado a um sólido projeto de inserção social, com o respaldo da tradição de ensino das Irmãs de Santa Marcelina.

Processo Seletivo Vagas Remanescentes EMESP – Tom Jobim

Período de inscrições: 14/03 a 21/03/2011

Inscrições: http://www.emesp.org.br
Informações: (11) 3585-9888

Gratuito

Cronograma do Processo seletivo

14/03 a 21/03/2011: Período de Inscrições para o Processo Seletivo

24/03/2011: Publicação da lista de inscritos e locais, datas e horários de prova da primeira fase

26/3/2011: Realização das provas de primeira fase

30/3/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na primeira fase, com a convocação para a segunda fase, com locais, datas e horários de provas da segunda fase

2/4/2011: Realização das provas de segunda fase

6/4/2011: Divulgação da lista de candidatos aprovados na segunda fase com classificação

7 e 8/4/2011: Matrícula dos convocados para as vagas abertas nos Cursos de 2011 da EMESP Tom Jobim

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. EMESP Tom Jobim abre processo seletivo. | Brasil Cultura

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *