Em São Paulo – Cursos de formação cultural gratuitos

Orquestra de cordas Infanto-Juvenil | 19.10.2014  Praça Victor Civita | Fotos: Felipe Gomes|

Orquestra de cordas Infanto-Juvenil | 19.10.2014 Praça Victor Civita | Fotos: Felipe Gomes|

Instituições do Governo do Estado de São Paulo abrem em janeiro inscrições para cursos de formação cultural de 2017. São mais de 27 mil vagas nas áreas de música, teatro, circo, dança e muito mais. E o melhor: é tudo gratuito. Confira abaixo os cursos disponíveis e como se inscrever:

EMESP Tom Jobim
A EMESP Tom Jobim abre inscrições para Cursos Livres. São quase 900 vagas em mais de 60 cursos gratuitos divididos por nove áreas, que compreendem as atividades de ensino musical da EMESP Tom Jobim com conteúdo musical específico, duração de um ano e carga horária de 2 horas/aula semanais. Os alunos – crianças, jovens, adultos, incluindo pessoas com deficiência – participam de atividades musicais livres, como cursos de improvisação, práticas instrumentais diversas, introdução à prática de instrumentos, teoria e apreciação musical, dentre outras. Fique atento ao prazo. As inscrições terminam 6 de fevereiro.

Para os candidatos com deficiência visual, a EMESP Tom Jobim oferece Musicografia Braille, visando fornecer ferramentas necessárias para o aprendizado da leitura de partitura (decifração), bem como interpretação musical. Mais informações no site emesp.org.br

Fábricas de Cultura
Nas Fábricas de Cultura as matrículas começam no dia 10 de janeiro. Nas unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha, Capão Redondo e Jardim São Luís), as inscrições estão abertas para cursos de música, dança, teatro, circo, leitura e escrita criativa, artes visuais e multimeios. Já nas unidades da zona leste (Parque Belém, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Itaim Paulista e Vila Curuçá), as vagas são para cursos de artes visuais, dança, multimeios, música, teatro, circo e xadrez. As atividades são destinadas a crianças, jovens e adultos e todo o material necessário para as aulas é oferecido pelas Fábricas.

Para se matricular, basta comparecer à unidade desejada e apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Nas unidades das zonas norte e sul, menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável; nas da zona leste, a regra se aplica a menores de 14 anos. Mais detalhes no site www.fabricasdecultura.sp.gov.br

Projeto Guri Capital
O Projeto Guri abre inscrições para os polos da capital e Grande São Paulo a partir do dia 19 de janeiro. Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos podem escolher desde iniciação musical até ciclos avançados em canto e diversos instrumentos, com formações tanto em música erudita como popular. Todas as unidades oferecem uma dezena de cursos de instrumentos e não é necessário ter conhecimento musical prévio. O prazo encerra no dia 31 e as aulas começam no dia 6 de fevereiro.

Para fazer a inscrição, é só comparecer ao polo de interesse acompanhado de um responsável, portando uma foto 3X4, o documento de identidade ou certidão de nascimento e um comprovante de residência com CEP. É fundamental que o aluno esteja matriculado em uma escola regular para iniciar seus estudos no Projeto Guri. As vagas disponíveis são distribuídas entre as 46 unidades do projeto na capital e na região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, Santo André, Osasco, Arujá, Biritiba, Poá e Guararema. Para conferir a lista completa dos cursos e o local onde estão instalados os polos, acesse a página do Projeto Guri na internet: www.gurisantamarcelina.org.br

Projeto Guri Interior e Litoral
Inscrições para novos alunos do Projeto Guri podem ser feitas de 30 de janeiro a 24 de fevereiro* nos polos de ensino do interior e litoral de São Paulo. São mais de 20 cursos de música gratuitos. Voltado para crianças e adolescentes de 06 a 18 anos incompletos, o Projeto Guri é maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Para se matricular, os interessados devem comparecer ao polo que desejam estudar, acompanhados dos responsáveis, portando RG ou certidão de nascimento e comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao primeiro semestre de 2017. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos. As aulas começam de acordo com a data de inscrição de cada aluno**.

*Em alguns polos as matrículas podem ocorrer em datas diferentes.
**Consulte cursos, vagas disponíveis, data de início das aulas e horário de funcionamento diretamente com o polo de sua cidade. Para mais informações acesse: www.projetoguri.org.br/matriculas

Veja mais infos aqui.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *