Em Ctba a Capela Santa Maria une música, bonecos e literatura

Uma montagem de ópera rara de se acontecer no país e que funde a música à magia do teatro de bonecos. “Finismundo/ El Retablo de Maese Pedro”, espetáculo regido por Daniel Bortholossi, e dirigido por Manoel Kobachuk, acontece nos dias 22 e 23 de outubro, na Capela Santa Maria.

As duas obras tem em comum a relação direta com a literatura. “Finismundo”, moteto épico a solo de Harry Crowl sobre poema de Haroldo de Campos, foi composto entre 1991 e 1996 e é uma versão modernizada da “Odisséia”, de Homero. “Trata de um poema de um poema de caráter narrativo que trata do ímpeto de Ulisses em querer ir além dos limites estabelecidos”, diz o compositor.

No poema de Haroldo de Campos o personagem é transportado a São Paulo do século XX, a vida intensa de uma cidade moderna. “Finismundo” foi apresentado em São Paulo como obra de concerto que é, recebendo elogios do próprio Haroldo de Campos. Nesta montagem cênica, “Finismundo”, será cantada por Simone Foltran e terá como fundo uma encenação com técnica de teatro de sombras.

“El Retablo de Maese Pedro”, de Manoel de Falla, foi escrita em 1929 e originalmente imaginada pelo autor para ser encenada por teatro de bonecos. A ópera trata do capítulo 26 de “Dom Quixote”, de Manuel de Cervantes, quando o personagem assiste a um espetáculo de marionetes.

Além de homenagear o gênero de teatro e Cervantes, Falla foi muito inspirado na sua música, que originalmente funde elementos de música antiga e música contemporânea. O enredo sintetiza o estado psicológico de Dom Quixote, que não separa realidade e ficção ao ver uma apresentação de marionetes. Nesta montagem, o músicos terão como partitura uma adaptação realizada por Harry Crowl.

A ópera será cantada por Bruno Spadoni (Dom Quixote), Ísis Jarnicki (Trujuman) e Christhyan Segalla (Maese Pedero). A representação terá por bonecos de até 3 metros de altura e destacada cenografia de Márcio Innocenti.

Serviço:

Local: Capela Santa Maria

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273

Data e horário: Dias 22 e 23 de outubro, sábado as 20h e domingo as 18h30

Preço: A partir de R$ 7,50

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *