Edital Microprojetos Mais Cultura na Bahia

mais-cultura-na-bahiaA partir da próxima segunda-feira, 27 de julho, jovens radicados no estado da Bahia poderão participar da seleção pública do Edital Microprojetos Mais Cultura, que destinará R$ 3,06 milhões para financiar projetos culturais nos 281 municípios do semiárido baiano. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura da Bahia.

Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.

“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções”, destaca a secretária Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e o Banco do Nordeste, estamos democratizando não só o acesso a crédito para apoiar múltiplas expressões culturais do semiárido, como promovendo acesso dos jovens e da população a bens e serviços culturais”, ressalta Silvana.

Consulte a lista dos municípios que integram o semiárido baiano.

Seis segmentos serão atendidos pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.

Poderão participar pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.

A partir do dia 24 de julho, o Edital Microprojetos Mais Cultura no estado da Bahia com demais detalhes estará disponível no site do Ministério da Cultura, no link Editais e Premiações, e nas páginas eletrônicas mais.cultura.gov.br e www.funceb.ba.gov.br.

Inscrições – Os interessados podem se inscrever de 27 de julho a 9 de setembro, mediante entrega da proposta, de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 10h às 17h, ou por envio pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), contendo as informações solicitadas no Edital. Confira os endereços para encaminhamento das inscrições.

    Author: Redação

    Share This Post On