Editais de projetos culturais

governador Sérgio Cabral (PMDB)

O Governo do Estado vai investir mais de R$ 40 milhões em projetos culturais. O governador Sérgio Cabral (PMDB) e a secretária de Cultura, Adriana Rattes, lançaram, na Casa de Cultura Laura Alvim, Zona Sul do Rio, os Editais de Cultura de 2011. O pacote de 41 chamadas públicas vai incentivar, apoiar e fomentar a vocação artística e criativa em todo o estado. As informações são da secretária de Comunicação do Estado.

– Esses editais significam mais um passo na nossa política cultural, na democratização e no apoio a quem faz cultura no nosso estado. Nós fazemos um esforço tanto na base do incentivo pelo ICMS como dinheiro orçamentário, quanto na parceria com o governo federal. O bacana é que ampliamos o leque de ações por todo o estado, os 92 municípios têm acesso a nossa política cultural – disse o governador.

 

Segundo a secretária de Cultura, Adriana Rattes, esse é o pacote mais abrangente já lançado pela pasta. O objetivo é dar prosseguimento ao trabalho de difundir, estimular e fortalecer a cultura do estado, que começou com a publicação dos editais de 2008. Rattes afirmou ainda que a secretaria pretende beneficiar todos os setores e áreas, da cultura popular às manifestações tradicionais de alta cultura.

– No Brasil, ainda não tinha sido feita uma política afirmativa em relação ao funk com recursos para a sua criação artística, por exemplo. Nunca investimos tanto em editais de fomento à cultura – afirmou.

Literatura, música e festas populares estão na lista das áreas que receberão auxílio da Secretaria de Cultura através do pacote de editais. Entre as chamadas que serão publicadas em breve estão Bolsa de Criação Literária, Criação Artística no Funk e Temas Carnavalescos e Pré-Carnavalescos. Este ano, as seleções públicas já beneficiaram projetos como Carnaval 2011, Montagem de Espetáculo, Novos Artistas, Pesquisa, Novos Autores Fluminenses e Apoio à Modernização e Preservação de Museu.

Biblioteca-parque de Manguinhos: prêmio na Bienal do Livro

Ao chegar ao evento, o governador anunciou que o Governo do Estado será premiado pela criação da Biblioteca-parque de Manguinhos na Bienal do Livro, em setembro.

– Estou muito emocionado porque acabo de receber um e-mail da Sônia Machado, presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros, informando que o Governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu o prêmio deste ano da Bienal do Livro pela Biblioteca de Manguinhos. Ano passado, o prêmio foi para a Fundação Roberto Marinho – afirmou Cabral.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/7,44562,Governo-do-Estado-lanca-maior-pacote-de-editais-de-apoio-a-cultura.html#ixzz1UmIoKHtr

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *