Editais de Coprodução

A Agência Nacional do Cinema (Ancine/MinC) lançou  dois editais que visam estimular a realização de coproduções com Uruguai e Portugal. Por meio dos concursos a Agência irá investir 500 mil dólares na produção de quatro longas-metragens dos gêneros ficção, documentário ou animação.

O concurso Brasil-Portugal é fruto do Protocolo Luso-Brasileiro de Coprodução Cinematográfica, celebrado em 2007 entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual – IP (Portugal) e a ANCINE, e beneficiará a realização de duas coproduções minoritárias brasileiras com aportes em reais equivalentes a 150 mil dólares para cada projeto. As inscrições vão até 28 de agosto.

O concurso Brasil-Uruguai é realizado no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado em 2010, entre o Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai – ICAU e a ANCINE, e beneficiará a realização de uma coprodução minoritária brasileira com aporte em reais equivalente a 150 mil dólares.

Simultaneamente, será realizado concurso similar no Uruguai, a cargo do ICAU, destinado a apoiar um projeto apresentado por produtora local que participe do projeto na qualidade de empresa coprodutora minoritária. A empresa coprodutora majoritária brasileira desse projeto receberá da Ancine o equivalente em reais a 50 mil dólares.

Um outro aspecto a ser destacado no edital Brasil-Uruguai é que é exigido, no momento da inscrição, contrato firmado entre a proponente e empresa distribuidora brasileira, prevendo a distribuição da obra resultante do projeto selecionado no Brasil. O apoio financeiro, por sua vez, deve ser aplicado exclusivamente na produção (pré-produção, produção e filmagem, pós-produção) e na distribuição da obra no Brasil. As inscrições estarão abertas até 9 de setembro.

Leia mais

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *