É São Pedro! Comida típica da festa!

receitas-de-festa-junina-deliciosas

A festa junina é comemorada em diversos lugares ao redor mundo e foi trazida para o Brasil pelos portugueses. É celebrada em todo país e é composta por muitos elementos, como fogueiras, mastro de São João, quadrilha, bandeirinhas, trajes caipiras e várias brincadeiras, que tornam a festividade muito mais animada.

 

Com os “arraiás” se aproximando, além da decoração e trajes a caráter, as deliciosas comidas típicas também devem estar presentes para que a diversão fique completa. Cada região pode usar seus ingredientes típicos para o preparo dos pratos, mas o milho normalmente é o alimento mais usado.

 

A maioria dos pratos são originários da cultura do campo e do interior, os ingredientes costumam ser bem simples e com preço acessível.

 

Cuscuz

Também feito com milho ou farinha de tapioca, o cuscuz é um prato popular, principalmente no nordeste, e não faz sucesso apenas em festas juninas. Existem diversas variações do prato, por exemplo, em São Paulo, os paulistas consomem o cuscuz paulista.

 

Pipoca

A pipoca são grãos de milho estourados na panela e é um dos itens que não pode faltar na festa junina e pode ser servida doce ou salgada.

 

Arroz Doce

O arroz doce é um receita criada com arroz e leite, muito tradicional, e pode ser acrescentado leite condensado, canela, cravo e raspas de limão.

 

Maçã do Amor

A maçã do amor é um doce típico romântico bem simples, sendo o tradicional mergulhado na calda de açúcar. Foi criada pelo espanhol Antonio Farre Martinez e patenteada em 1959. Surgiram novas variações da maçã com calda de chocolate, granulado e outras delícias. Até a uva do amor foi incluída na história.

 

Bolos Diversos

O bolo de fubá é um dos mais requisitados nessas comemorações, ele é produzido com milho e pode ser consumido com uma xícara de café. Outros tipos são o Bolo de Aipim, Milho e Mandioca.

 

Cocada

Com diversos sabores, a cocada é um doce de festa junina, feito com coco ralado, ovos, leite de coco, rapadura e leite condensado. Para deixá-la diferente, durante a preparação, pode-se acrescentar polpa de frutas.

 

Canjica

A canjica, também chamada de mingau de milho branco ou curau, é um prato popular feito com leite comum ou leite de coco, milho branco ou verde ralado e açúcar.

 

Pé de Moleque

O pé de moleque é um doce feito com amendoim, leite e calda de açúcar. Ele surgiu no século XVI e é muito tradicional no estado de Minas Gerais.

 

Curau de Milho

O curau ou canjica nordestina (nome comum no nordeste) é uma receita popular nas festas e é muito simples de fazer.

 

Outras Comidas Populares

♦Baião de Dois ♦ Biscoitos de Polvilho ♦ Churrasquinho ♦ Doces (Banana, Abóbora, Coco, Manjar, Quindim, Doce de Batata Doce) ♦ Milho Assado ou Cozido ♦ Maria Mole ♦ Suspiro ♦ Rosquinhas de São João.

 

Bebidas de Festa Junina

As principais receitas de bebidas são o quentão e o vinho quente. O quentão é uma bebida feita, geralmente com açúcar, gengibre, canela, cravos da índia, cascas de laranja, água e pinga. De acordo com as regiões, a receita poderá sofrer modificações específicas dos costumes dos estados. Com a disseminação da cachaça pelo interior do país, essa bebida quente tornou-se ideal para os invernos. Há estados que consomem o quentão com a canela em pó, outros com canela em pau e limão. Já o vinho quente, pode ser feito com frutas picadas (como maçã), açúcar, canela, cravo, vinho e água.

 

doces-de-festa-junina-5Aprenda a Fazer Receitas Típicas Juninas

 

 

Receita de Arroz Doce

Ingredientes

 

⇒ 1 litro e meio de leite

⇒ 2 xícaras (chá) de arroz

⇒ 3 xícaras de açúcar

⇒ 1 lata de leite condensado

⇒ canela em pau

 

 

Modo de preparo

 

Lave o arroz, e escorra normalmente.

Depois de limpo, cozinhe o arroz junto com o leite (1 litro e meio), e com a canela.

Utilize uma panela bem grande, para que o leite não derrame. Enquanto cozinha, mecha de vez em quando, e depois de 20 minutos, acrescente o açúcar.

Depois de colocar o açúcar, deixe mais 20 minutos, e depois acrescente o leite condensado, e deixe mais 20 minutos.

Depois de pronto, coloque na travessa para ser servido.

Receita de Canjica Caipira

Ingredientes

 

⇒ 1 xícara (chá) e ½ de canjica branca

⇒ 1 lata de leite condensado

⇒ 400 ml de leite

⇒ 250 g de amendoim

⇒ canela em pó

Modo de preparo

 

De véspera, deixe a canjica branca de molho na água.

Depois, coloque-o em um pano, e pressione até soltar as casquinhas.

Depois de cozir a cajica, coloque-a em outra panela, e acrescente o leite condensado, o leite, e o amendoim, e deixe ferver por 5 minutos.

Quando estiver pronto, coloque em uma travessa, ou em tigelas de pequenas porções, e polvilhe com canela.

Receita de Curau

Ingredientes

 

⇒ 7 espigas de milho verde

⇒ 600 ml de leite

⇒ 2 xícaras (chá) de açúcar

⇒ 1 colher (sopa) rasa de manteiga

⇒ canela em pó

Mode de Preparo

 

Retire os grãos de milho da espiga, raspando com uma faca.

Coloque os grãos no liquidificador, com um pouco do leite. Coe o “caldo”, e em um recipiente fundo, coloque-o junto com o restante do leite, a manteiga e o açúcar.

Leve a mistura ao microondas, e deixe de 12 a 15 minutos, na potência alta, até que se forma um creme. E mecha a cada 3 minutos que estiver no microondas.

Coloque em uma travessa, e polvilhe com canela.

Depois de frio, leve à geladeira.

 

TUDO PARA SUA FESTA JUNINA AQUI…

Os Santos de Junho

Pau de Sebo

Dia de São João

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *