Dias Lopes lança livro sobre Mayr Facci

Livro-Mayr-Facci-capa

Mais um importante documento da história esportiva brasileira que nos presenteia o jornalista Firmino Dias Lopes, autor de “A História do Futebol de Salão do Paraná” e “Do São Cristóvão ao Guarany – a história do futebol sobralense”. Em fase final os trabalhos de impressão e acabamento, feitos na Imprensa Oficial do Estado, de “Mayr Facci – o gato selvagem”.

É a história, em 256 páginas, do maior jogador de basquete do Paraná de todos os tempos. Durante anos, Mayr (1927-2015) vestiu a camisa do Guarani Esporte Clube, de Ponta Grossa, e teve passagens brilhantes pela Seleção Brasileira em campeonatos mundiais, regionais e olimpíadas.

 

PRÉ-LANÇAMENTO

 

O livro terá um pré-lançamento durante a realização do XXV Torneio de Basquetebol Master Caiobá 2016, de 27 a 31 deste mês, no Ginásio de Esportes do SESC, em Matinhos. O evento é da Associação Paranaense de Basquetebol Master (APBM). Depois, provavelmente em março, haverá um lançamento em Curitiba. E em abril, mês do aniversário de Mayr, o livro será lançado em Ponta Grossa, onde moram a viúva do jogador, alguns de seus filhos e netos.

 

GUARANI

 

g_esrmayrfaccibasquete-25Mayr Facci nasceu em Catanduva, no interior de São Paulo, e foi para o Guarani, de Ponta Grossa, em 1949, levado pelo professor Borel Du Vernay e pelo radialista Barros Junior. Mayr foi campeão estadual várias vezes, integrou a Seleção Paranaense e participou dos jogos olímpicos de Helsinque e Melbourne. Depois de encerrar a carreira no Guarani, Mayr dedicou-se à formação de jovens atletas e ao basquete máster. Segundo Dias Lopes, Mayr tinha uma incrível capacidade de fazer amigos por onde passava. Com a coordenação editorial do jornalista Walter Schmidt, o livro é apresentado pelo também jornalista Carneiro Neto e, nas “orelhas”, tem a assinatura de outro jornalista, o pontagrossense Osires Nadal.

 

JORNALISTA E ESCRITOR

 

Firmino LopesbcCearense de Sobral Dias Lopes fixou residência e constituiu família no Paraná há várias décadas e sempre trabalhou na área esportiva, seja em rádios, jornais ou em televisões. Foi presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão. Formalmente aposentado, Dias está mergulhado de corpo e alma no resgate da memória do esporte paranaense. E enquanto lambe a nova cria, já se prepara para escrever a história de um ídolo do futebol, o famoso Tião Abatiá, um dos maiores craques do Coritiba FC.

 

Serviço:

Lançamento do Livro: “Mayr Facci – o gato selvagem”

Dia: 6 de agosto de 2016

Horário: 10 horas

Local: Café Zermatt – Shoping Omar

Endereço: Avenida Vicente Machado, 285

Curitiba – Paraná

Contato: Dias Lopes (041 91744829)

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *