Diálogos Culturais 2014 até 01 de julho no RS

A Secretaria de Estado da Cultura promove a quarta edição dos Diálogos Culturais até 1º de julho. As rodadas de discussão sobre os rumos das políticas culturais no estado vão passar por 13 cidades que representam as regiões funcionais do estado e reunir gestores públicos, produtores, artistas, pesquisadores e ativistas culturais.

Os Diálogos Culturais de 2014 começam em Passo Fundo, no dia 22 de maio às 14 horas na Universidade de Passo Fundo (UPF). O debate continua nas cidades de Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Jaguarão, Pelotas, Novo Hamburgo, Bom Jesus, Caxias, Osório, Montenegro, Alegrete e Porto Alegre. Nos encontros, serão realizadas prestações de contas das políticas culturais em cada região e debatidas as perspectivas da cultura no estado.

Os Diálogos acontecem desde 2011 com o objetivo de elencar e discutir as diretrizes para uma política cultural no Rio Grande do Sul. Já foram promovidos cerca de 25 encontros em todas as regiões do estado. Para além da visão da cultura como elemento isolado, eventual e estanque, a Secretaria de Estado da Cultura leva adiante um processo primordial para o desenvolvimento estético, econômico e cidadão do estado. Com os Diálogos, essa articulação pode chegar cada vez mais à população gaúcha.

Em 2013, o eixo principal dos Diálogos foi a formulação do Plano Estadual de Cultura, que hoje tramita na Assembleia Legislativa do RS. A Secretaria atualiza e faz uso de nossa tradição de população ativa em sistemas de participação e controle social instituindo também 11 Colegiados e conformando participativamente políticas de Estado para a Cultura, com o nosso Plano e nosso Sistema Estadual de Cultura. Assim, ficam garantidos instrumentos institucionais de Estado, não apenas de governo.

Serviço

O que? Diálogos Culturais

Onde? Universidade de Passo Fundo UFP – Idiomas

Quando? 22 de maio, às 14 horas

Os Diálogos Culturais 2014 são uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho dos Dirigentes Culturais (Codic)/Famurs e do Sindicato dos Artistas e Técnicos (Sated-RS).

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *