Dia do Pão de Queijo

PAO-DE-QUEIJO

Hummm… Quem resiste a um delicioso pão de queijo quentinho, feito na hora? O pão de queijo com certeza é um dos salgados mais queridos pelo brasileiro e esse sentimento é tão grande que foi até inventada uma data comemorativa para ele. No dia 17 de agosto, comemora-se oficialmente, o Dia do Pão de Queijo. E mesmo que haja divergências sobre quando surgiu essa paixão nacional, os mineiros garantem que essa história de amor já existe há mais de meio século.

 

Reza a lenda que algo parecido com pão de queijo começou a ser fabricado pelos escravos no século XIX, quando a oferta de ovos, leites e queijo era bastante grande na região de Minas. Porém, na época, a qualidade da farinha utilizada deixava a desejar e fazia com que o pão não ficasse tão bom quanto o que conhecemos hoje.

 

Ao longo das décadas e após diversas experiências, as cozinheiras da região descobriram que substituir a farinha comum por polvilho era uma ótima opção e foi a partir desse aperfeiçoamento da receita que ele caiu no gosto dos brasileiros – e dos gringos.

 

Famoso por ter as melhores receitas do pão, o Estado de Minas Gerais é reconhecido internacionalmente por fabricar os típicos (e imbatíveis) pães de queijo. Tamanha popularidade resultou em empresas milionárias especializadas na fabricação, comercialização e até exportação da iguaria.

 

E como em time que está jogando se mexe sim, a fórmula passou por diversas reformulações. Hoje, existem variações como o pão de queijo baiano, o pão de queijo com recheios (que podem ser doces ou salgados) e até pão de queijo light, à base de soja.

 

Confira a seguir algumas receitas dessa maravilha:

Pão de Queijo Tradicional

 

Você precisa de:

5 ovos

1 xícara de óleo

1 xícara de leite

1 xícara de água

1Kg de polvilho azedo

1 colher de chá de sal

1 prato fundo de queijo ralado

 

Modo de preparo:

Esquente o leite juntamente com o óleo. Em outro recipiente, misture o polvilho com o sal e um pouco de água, até que vire uma espécie de farelo. Despeje aos poucos o preparado de leite com óleo no farelo, amasse e adicione os ovos. Coloque um pouco mais de leite até que a massa fique com uma consistência boa, sem estar grudenta demais. Junte o queijo e faça bolinhas com as mãos. Coloque-as em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido por, aproximadamente, 30 minutos.

 

Pão de Queijo Baiano

 

Você precisa de:

1 xícara de leite

1 xícaras de polvilho azedo

½ xícara de água

½ xícara de gordura

1 colher de sal

1 ovo

1 xícara de queijo ralado

 

Modo de preparo:

Adicione leite ao polvilho enquanto ferve a água com gordura e sal. Escalde o polvilho e junte tudo ao ovo e ao queijo até que forme uma massa. Faça as bolinhas dos pães e coloque em uma forma untada. Leve ao forno pré-aquecido e deixe em temperatura alta por 15 minutos. Em seguinda, abaixe a temperatura e deixe por mais 15 minutos ou até que fiquem bem dourados.

 

Pão de Queijo de Soja

 

Você precisa de:

4 xícaras de polvilho doce

½ xícara de leite de soja

½ xícara de água

1 colher de sal

5 ovos

1 xícara de óleo de soja

1 prato fundo de queijo de soja

4 colheres de queijo ralado

 

Modo de preparo:

Misture o leite à água e ao óleo, ferva e junte ao polvilho. Adicione os ovos à massa e ao queijo ralado. Esmague o queijo de soja junto ao preparado até que vire uma massa homegênea. Faça as bolinhas do pão e coloque numa forma untada. Leve ao forno pré-aquecido e espere dourar.

FONTE

Saiba mais – Pão de Queijo da Vó Linda

Saiba mais – Receita de pão de Queijo Tradicional 

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *