Dia do Músico

musico

O Dia do Músico acontece anualmente em 22 de novembro para homenagear todo e qualquer ser humano que se dedique à música.

 

O dia 22 de novembro foi lembrado para a comemoração do Dia do Músico por ser também o Dia de Santa Cecília, que é considerada a padroeira dos músicos, tornando a data um referencial para todos os que se dedicam à nobre arte de alegrar as pessoas.

 

Aproveitando-se do evento, a professora Yolanda Rigonelli, em 1960, começou com a comemoração da Semana da Música, no Conservatório Musical de Tatuí, onde era diretora, para homenagear os músicos e os alunos do conservatório que é o mais tradicional e reconhecido em todo o Brasil.

 

Desde então, a Semana da Música vem sendo realizada todos os anos, tornando-se um evento de âmbito nacional, tomando conta de universidades, onde existam ou não cursos voltados para a arte musical, e tomando conta de entidades as mais diversas, sendo comemorada praticamente em todo o país.

 

Para a idealizadora da Semana da Música, o evento deveria apenas mostrar o resultado dos trabalhos realizados pelos alunos, aproveitando a data da padroeira dos músicos. Sem se dar conta da amplitude de sua ideia, criou uma semana que hoje é lembrada por todos os músicos e por todas as pessoas que apreciam as notas musicais, ou seja, a humanidade em peso.

 

A Importância da Música

 

A música acompanha o ser humano desde seus primórdios e, atualmente, o ser humano busca estudar as origens da música e sua evolução ao longo dos milênios. Como disciplina história, a música está inserida na história da arte e nas pesquisas sobre a evolução cultural de todos os povos, pois sempre esteve presente em todas as civilizações.

 

Como arte, no entanto, ela evolui sem sentir-se ligada à história, acompanhando simplesmente a humanidade em sua trajetória e fazendo parte intrínseca da cultura e da civilização de todos os grupos humanos.

 

Para muitos historiadores, a história da música tem sua origem na Grécia Antiga, desenvolvendo-se através de movimentos ligados às várias etapas da civilização europeia, dividindo-se atualmente a música considerada erudita em medieval, música do renascimento, do barroco e do classicismo, antes de entrar na era contemporânea.

 

Não podemos, no entanto, ligar a história da música apenas ao que é considerado música erudita, já que esta é uma modalidade criada no ocidente, sem considerar a música de outros povos e civilizações, desde seu berço na África, com o batuque dos negros, lembrando assim que a música é um fenômeno que acompanha a humanidade desde sua pré-história.

 

A história da música, em seu âmbito global, portanto, deve trazer também o desenvolvimento dos inúmeros ritmos existentes, estendendo-se para o conhecimento da música de forma geral, estudando desde o seu princípio e analisando como teve participação na evolução cultural de toda a humanidade.

 

Entendemos, atualmente, que existem tantas histórias da música quanto existem culturas na Terra e todas as suas modalidades e vertentes possuem desdobramentos, subdivisões regionais, ritmos ocasionais, numa infinidade de timbres e sons.

 

Somente no Brasil, podemos estudar a história da música erudita ocidental, a história da música popular brasileira, a história do samba, a história da música sertaneja e, entre elas, podemos encontrar todos os desdobramentos possíveis.

 

Músico em Poucas Palavras

 

O músico é um indivíduo que realizar alguma atividade que seja ligada diretamente à música, ou seja, aquele que canta ou sabe tocar algum instrumento, por exemplo.

 

Estas pessoas podem praticar a atividade de músico apenas por hobby, mas existem também aqueles que ganham a vida com esta profissão. Estes profissionais geralmente se apresentam em diferentes locais para garantir o seu salário. Alguns se tornam tão famosos, que acabam viajando o mundo todo para se apresentarem.

 

O Dia do Músico é comemorado em 22 de novembro em todo o Brasil, como uma forma de homenagear o trabalho que estes profissionais, ou amadores, estão realizando.

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *