Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro

dia de reisHoje (06/01) os católicos comemoram o Dia de Reis, data em que, segundo a tradição crsitã, os Três Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar, visitaram o recém-nascido Jesus de Nazaré.

 

Eles saíram do Oriente e presentearam o Menino Jesus com ouro, incenso e mirra, como está narrado no Evangelho de Mateus. O ouro representa a realeza, pois os Magos procuravam o rei dos judeus; o incenso, a fé, simbolizando a oração que chega a Deus; e a mirra, uma resina usada como remédio, de sabor amargo, remetia ao sofrimento que Jesus iria passar.

 

A tradição de venerar os Reis Magos surgiu no século oitavo, quando eles se tornaram santos pela Igreja Católica.

 

No dia 6 de janeiro, também, se encerram os festejos natalinos, data em que são desarmados os presépios, os enfeites e as árvores de Natal.

 

Em Portugal, a comemoração se dá com o chamado Bolo de Reis, feito com um brinde e um caroço de fava. A pessoa que encontra a fava deve levar o bolo na comemoração do ano seguinte. Os portugueses também têm o costume de cantar os reis, ou as Reisadas, de porta em porta. As pessoas são convidadas para entrar nas casas, onde são oferecidos, doces, salgados e vinhos. Também é comum a encenação de peças e teatro popular conhecidas como Altos dos Reis Magos.

 

Na Espanha, as crianças são incentivadas a deixar na janela um sapato com capim, antes de dormir, para que os camelos dos Reis Magos se alimentem antes de retomar a viagem. Em troca, os Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim ao acordar. Existe ainda, a tradição de comer o bolo de reis.

 

Na França e em Quebec, no Canadá, também se come o bolo e, no seu interior, tem uma coroa de papel. Quem achar o brinde é coroado e fica com a responsabilidade de oferecer o bolo no ano seguinte.

 

Já no Brasil, as comemorações começam no final de dezembro com a visitação das casas pelas Folias de Reis, formadas por músicos. Para alegrar seus seguidores, eles tocam tambores, rabeca, viola caipira e acordeão. Ao contrário dos Reis da tradição, a proposta não é levar presentes, mas recebê-los do dono da casa para doações. Os foliões são recebidos com mesa farta e muita bebida.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *