Debates no Paraná

debateA Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC) promovem o seminário Cultura, Cidade e Desenvolvimento, nos dias 27 e 28 de agosto, a ser realizado na Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, nº 273, Centro) no período das 9h às 18h, na capital paranaense.

O principal objetivo do encontro é promover a discussão entre Governo e sociedade civil sobre as políticas culturais de fomento à produção, distribuição e divulgação da produção artística nacional. O lançamento de editais e a Economia da Cultura serão tópicos em destaque nos debates do seminário.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico da Fundação Cultural de Curitiba (www.fccdigital.com.br). Destinado ao um público de artistas, produtores culturais e gestores governamentais, a iniciativa também visa a realização de um balanço sobre as ações de investimento cultural feitas tanto pelo governo como pela iniciativa privada.

Participação do MinC

O Ministério da Cultura estará representado nos debates por uma ampla equipe de dirigentes e assessores técnicos que irão apresentar à comunidade local as principais políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas no setor.

O secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, irá participar da mesa de abertura do evento. O secretário de Políticas Culturais, José Luis Herencia, proferirá palestra sobre Economia da Cultura e Política Cultural; o secretário de Cidadania Cultural, Célio Turino, irá falar sobre o Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura; o gerente de Articulação Nacional, Fred Maia, vai comentar sobre as ações que o ministério vêm coordenando, como o Sistema e a Conferência Nacional de Cultura e também fará uma explanação sobre o Programa Mais Cultura.

A pesquisadora da Fundação Casa Rui Barbosa, Lia Calabre, apresentará um estudo sobre a História das Políticas Culturais no Brasil; a economista e coordenadora do Sistema de Informações Culturais, Andréa Gomes da Silva, irá apresentar o Índice de Gestão Cultural dos Municípios da Região Sul (estudo realizado em parceria com o IPEA, traz o ranking das administrações municipais que mais investem em Cultura) e divulgar a pesquisa sistematizada pelo MinC Cultura em Números (panorama sobre a oferta da Cultura nas cinco regiões do país e dos equipamentos culturais disponíveis). E o chefe de gabinete da SPC/MinC, Fábio Kobol, irá falar sobre o Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec) e o Observatório dos Editais.

Além da equipe do Ministerio da Cultura, participam como conferencistas o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulo Viapiana, que irá abrir os trabalhos no segundo dia do encontro; Leandro Valiati, economista e professor da UFRGS; Karin Gaeski, gerente do Programa Caixa Cultural, da Caixa Econômica Federal, e Diogo Quitério, analista da área de Desenvolvimento Sociocultural do Instituto Votorantim.

Outras informações sobre o seminário: (41) 3213-7515 e seminario_ info@fcc.curitiba.pr.gov.br

    Author: Redação

    Share This Post On