Curso de Aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas

livros editaisProfissionais de bibliotecas públicas de todo o país recebem capacitação coordenada pela FBN/MinC.
Começou nesta semana a primeira série do Curso de Aperfeiçoamento e Multiplicador dos Profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas do país: Noções básicas para a implantação, funcionamento e manutenção de uma Biblioteca Pública.

Iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Fundação Biblioteca Nacional (FNB), com patrocínio da Petrobras, atenderá, aproximadamente, cinco mil profissionais, em decorrência do efeito multiplicador dos presentes aos cursos, que saem com o compromisso de repassarem em suas instituições o aprendizado.

Essa segunda etapa do projeto, que teve início em 2009, contemplando 11 estados, chegará a todo o país. Os primeiros a receber a capacitação voltada para a gestão da biblioteca são Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Até o final de abril, serão mais 13 e, em maio, outras 14 unidades da Federação.

Foram investidos R$ 394,1 mil na capacitação coordenada pela FNB, instituição vinculada ao Ministério da Cultura. O curso, intitulado Um olhar diferenciado sobre a BP: impactos da gestão inovadora, é semanal e tem duração de 40 horas.

As duas etapas têm o propósito de conscientizar os profissionais sobre o papel das bibliotecas públicas nas comunidades onde atuam. O projeto prevê uma bibliografia atualizada sobre o tema Bibliotecas Públicas e assuntos afins. Além disso, o curso – e sua produção – contribuirá para a educação continuada nas bibliotecas públicas e subsidiará as atividades de ação cultural por elas desenvolvidas.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *