Curitiba perde Museu da Casa Klemtz diz Fórum das Entidades Culturais

Museu da Casa Klemtz, que fica no Bosque da Fazendinha. um prédio que está até na memória afetiva da arte na cidade. A denuncia parte dos artistas de Curitiba via Fórum das Entidades Culturais FEC.

A ideia deveria ser de proteger contra o esquecimento e a Prefeitura de Curitiba vai contra a corrente.  A falta de preservação de prédios públicos mostra o descaso com a cultura na cidade.

Há uma apatia do governo do Gustavo Fruet em relação à preservação da memoria da cidade e com relação a Casa Klemtz é o exemplo que aponta para o prevalecimento dos interesses econômicos dos especuladores imobiliários e, que a gestão municipal pode estar refém.

A casa foi construída em 1896 para residência do imigrante alemão Francisco Klemtz, proprietário da Olaria Esperança e pioneiro do bairro Fazendinha.

O vereador Tico Kuzma (PROS) requereu à prefeitura informações sobre o fechamento do Museu da Casa Klemtz, que fica no Bosque da Fazendinha. Segundo Kuzma, a população está questionando o fechamento do espaço e reivindica a manutenção do imóvel, que estaria abandonado, pichado e correndo o risco de ser invadido por vândalos.

Espaço de promoção da arte e cultura, o Museu Casa Klemtz abrigava a exposição permanente de móveis e objetos da família Klemtz, e oferecia à comunidade exposições temporárias especiais, como de mini-presépios criados por artesãos.

Para o arquiteto Cristiano Eduardo Moro Réboli, a falta de conservação dos prédios públicos está associada à inexistência de planejamento para a utilização dos espaços. “Em consequência desse processo de deterioração desses edifícios, você vê a falta de apropriação da população desses espaços”.

A preservação diz respeito a um conjunto de medidas, desde intervenções físicas no bem cultural até políticas públicas. São iniciativas destinadas à preservação do patrimônio para as gerações futuras.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *