Cultura, Esporte e Lazer

Cultura, Esporte e LazerCombater altos índices de violência com cultura, esporte e lazer é o objetivo de Elisa Costa. Em audiência com o ministro Juca Ferreira, na manhã desta quarta-feira, 12 de agosto, a prefeita de Governador Valadares, em Minas Gerais, pediu apoio ao Ministério da Cultura para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao setor cultural.

Segundo dados recentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a cidade mineira foi considerada a segunda maior em índice de violência do país. “Mais do que a polícia, é importante o serviço público e a cultura como instrumento de motivação da juventude”, afirmou o ministro.
Prefeita Elisa e ministro Juca Ferreira

Para a prefeita, a cultura deve ser utilizada como fator de inclusão social, pois em Governador Valadares existem cerca de 20 regiões com problemas socioeconômicos, onde os jovens acabam ligados à violência e ao tráfico de drogas. Outra situação desfavorável é o número excessivo de migrações, situação que interfere na identidade cultural dos habitantes. A cidade é campeã na saída de brasileiros para os Estados Unidos da América e Europa.

A proposta da prefeita Elisa Costa conta com um plano de ação para ser desenvolvido nos próximos três anos. Entre as metas, a modernização da biblioteca pública da cidade, obra orçada em cerca de R$ 1 milhão, segundo a prefeita; a instalação de cinco Pontos de Cultura; a transformação de uma antiga usina de açúcar em Usina de Produção Cultural, dentre outras ações.

O ministro Juca Ferreira, acompanhado de seus assessores e da secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, garantiu apoio para a realização do projeto e, ainda, prometeu reforçar o pedido da cidade junto ao Ministério da Justiça, para ingressar no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A prefeita de Governador Valadares também comentou sobre a reforma da Lei Rouanet e a criação do Vale-Cultura, e disse estar na torcida para que os projetos sejam aprovados o quanto antes pelo Congresso Nacional.

    Author: Redação

    Share This Post On