Cultura e Universidade

cultura e univO Ministério da Cultura lança novo programa para institucionalizar e dar status de políticas públicas às ações que vem desenvolvendo junto às instituições de ensino superior no País, além de fomentar novas iniciativas. A Portaria nº 70, de junho de 2010, assinada pelo ministro Juca Ferreira, lançando o programa Cultura e Universidade, foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira, dia 5 de julho.

Atualmente, sete programas do MinC estão sendo executados nas universidades brasileiras, alguns deles em parceria com o Ministério da Educação (MEC) ou com as próprias instituições de ensino.

São eles o Programa de Extensão Universitária (Proex), o edital de Apoio às Pesquisas em Cultura (Pró-cultura), o edital Prêmio de Pesquisa em Cultura, o edital de Apoio à Extensão Universitária com Interface no Estado de São Paulo, o projeto de Produção e Circulação Artística na Universidade e o Programa Interinstitucional de Cultura das Universidades da Região Sudeste (PRINC).

Além de fomentar os projetos acadêmicos na área cultural, o programa também irá promover e difundir a produção artística e cultural do setor e estimular a formação de recursos humanos para trabalhar com gestão de políticas públicas de Cultura. O programa ainda vai apoiar os projetos de intercâmbio de alunos e docentes com instituições de ensino superior dentro e fora do país.

Leia a Portaria – http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/07/portarioa_cultura_e_universidade.pdf

Segundo o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC, Afonso Luz, o Programa Cultura e Universidade visa transformar a produção intelectual das instituições de ensino superior do país em catalisadora e articuladora de políticas culturais contemporâneas.

Atualmente, o Ministério da Cultura apoia projetos em cerca de 130 universidades brasileiras, a maior parte deles [mais de 300] contemplados nos editais de apoio a pesquisa e a extensão universitária.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *