Cuiabá – Ocupação de espaços

cuiabaÉ comum os produtores culturais e artistas aproveitarem o período para readequar os projetos ainda não foram contemplados. Janeiro é tempo de balanço e planejamento anual. É comum os produtores culturais e artistas aproveitarem o período para readequarem os projetos não contemplados para nova apreciação em concursos e editais. Em paralelo a isso os espaços culturais também procuram disponibilizar por meio de editais locais para as apresentações e exibições artísticas. Pelo menos duas instituições estão recebendo propostas: Museu do Morro da Caixa D’Água Velha e Espaço Cênico do Cine Teatro Cuiabá (CTC).

 

O primeiro vem quebrando paradigmas abrindo as suas portas para novos talentos e também contemplando grandes temas como a mostra do centenário de Oscar Niemeyer. Este é o segundo edital do Museu do Morro e fica aberto até 01 de fevereiro. O Museu é administrado pela Associação dos Amigos do Museu do Morro (AAMM), mas é vinculado à prefeitura de Cuiabá por meio da secretaria municipal de Cultura. O museu tem em sua raiz a proposta de estimular a formação, produção, circulação e consumo das artes visuais contemporâneas, em Mato Grosso.

 

Serão selecionadas cinco exposições. As inscrições são gratuitas e estão abertas aos artistas e produtores culturais, pessoas físicas e jurídicas. Serão consideradas para as finalidades do Edital, as propostas que se enquadrarem nas modalidades de artes plásticas, fotografia, escultura e instalação.

 

Os interessados devem enviar suas propostas para serem avaliadas por uma Comissão Consultiva, de reconhecida competência. Não serão aceitos trabalhos originais para avaliação. A presidente da AAMM, Ligiane Dauzacker destacou que é importante que a proposta seja apresentada com clareza e que leve em conta as especificidades do local expositivo respeitando as normas museológicas e de conservação de obras de arte, como por exemplo, não perfurar paredes do prédio com pregos ou parafusos.

 

Os projetos selecionados serão incorporados ao acervo documental do Museu do Morro. O resultado da seleção e do calendário de exposições será comunicado através da publicação no site do Museu da Caixa D’ Água Velha (www.museudomorro.com.br) onde é possível acessar o edital na íntegra.

 

CINE TEATRO CUIABÁ

 

O edital de seleção do Cine Teatro Cuiabá (CTC) também já está disponível e pode ser acessado no site do Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH). Lançado mais recentemente, no dia 05 de janeiro, o edital disponibiliza datas de fevereiro a dezembro de 2011, para a realização de espetáculos artístico-culturais de teatro, dança, música e eventos culturais.

 

Podem participam da seleção grupos, companhias, empresas e pessoas físicas e jurídicas, de natureza cultural, de todo o território nacional e internacional. Segundo a Diretora Artística da casa, Paula Naves, as inscrições ficam em vigência até quando houver disponibilidade de pautas. “As propostas serão recebidas e analisadas. Se estiverem em conformidade com o edital e não ocorrerem choques de datas, as propostas seguem para fechamento de contrato. As datas disponíveis serão atualizadas semanalmente”, explica.

 

Todas as propostas devem ser entregues pessoalmente ou enviadas pelo correio, como carta registrada ou sedex. A análise será realizada por Membros da Diretoria do CTC e do Instituto Matogrossense de Desenvolvimento Humano (IMTDH). As propostas habilitadas estarão disponíveis no site do IMTDH (www.imtdh.org.br) e os seus proponentes serão informados individualmente.

 

Intercâmbio – SEC

 

Também está aberto até 04 de fevereiro o edital do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural 2011. Nele artistas, produtores e entidades culturais de Mato Grosso podem se cadastrar ou recadastrar para realização de ações de capacitação, apresentações cênicas e apresentações musicais nos eventos e atividades realizadas e/ou apoiadas pela secretaria de estado de Cultura (SEC) no exercício de 2011. Os proponentes interessados podem procurar a SEC diretamente na Av. Getulio Vargas, pelo telefone(65) 3613-0203 ou ainda pela internet no e-mail: intercambiocultural@cultura.mt.gov.br

Claudio de Oliveira

    Author: Redação

    Share This Post On

    Trackbacks/Pingbacks

    1. jihytrderythkjhubtd - Title... [...]The information and facts mentioned in the post are several of the most effective obtainable [...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *