Ctba:FÁBIO CURY FAZ RECITAL

FBIOInstrumento de sopros do naipe de madeiras, o fagote sempre esteve presente na formação de orquestra sinfônica, ou mesmo em um grupo de sopros. Contudo, não são muitas as obras existente para o instrumento solo. Entre as mais importantes, uma obra brasileira: as “Dezesseis valsas para fagote solo”, compostas por Francisco Mignone (1987-1986). Será a execução integral desta obra o desafio que o fagotista paulista Fábio Cury irá realizar na próxima terça-feira, dia 14 de junho, às 20h30, no Teatro da Caixa, dentro da Série Solo Música.

“Provavelmente seja este o primeiro recital em Curitiba tendo como programa o ciclo de Mignone para fagote solo. Isso aumenta em importância o recital, que aborda a obra de um ótimo compositor erudito, claramente influenciado pela música popular”, diz o curador Alvaro Collaço. Partiu dele o convite a Fábio Cury e da inclusão de um recital de fagote na Série Solo Música. “As valsas estavam em minha mente. Eu conheci a obra na Rádio Educativa, certa vez quando entrevistei lá o fagotista Noel Devos, para quem as valsas foram dedicadas”, diz Alvaro.

As “Dezesseis valsas para fagote solo” representam a última obra escrita pelo compositor e pianista paulistano Francisco Mignone. Nelas há homenagens de Mignone a Heitor Villa-Lobos (“Aquela modinha que o Villa não escreveu”), Ernesto Nazareth (“Apanhei-te fagotinho”), ao fagotista Noel Devos (“Boa Páscoa para você, Devos !”), ao escritor Mário Andrade (“Macunaíma”) e ao flautista Patápio Silva  (“Pattapiada”).

Fábio Cury

Fábio Cury iniciou seus estudos na Escola de Música de Jundiaí, sua cidade natal, passando a estudar fagote, em 1981, sob a orientação de Paulo Justi. Bacharel em Fagote pela UNICAMP, residiu na Alemanha, como bolsista do Serviço de Intercâmbio Alemão (DAAD), onde integrou a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann,  na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover. De volta ao Brasil, recebeu em 1999, o título de Mestre em Artes pela UNICAMP.

Premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre os quais o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (1987) e o VIII Prêmio Eldorado de Música (1995), venceu o Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover, em 1993. Em 2000, em virtude de sua 3ª colocação, recebeu menção honrosa no Concurso Fernand Gillet, promovido pela International Double Reed Society.

Tem atuado como solista frente a diversas orquestras, tais como a Sinfônica do Estado de São Paulo, a Experimental de Repertório, a Sinfônica de Campinas, a  Nacional do Panamá, Orquestra de Câmara Villa-Lobos e a Amazonas Filarmônica, entre outras. Gravou música de câmara pelos selos Paulus, Meridian (Inglaterra) e Brasil Meta Cultura. Seu CD “Velhas e Novas Cirandas: música brasileira para fagote e orquestra” recebeu em 2010 o prêmio APCA.

Tem lecionado nos mais importantes festivais brasileiros, tais como: o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Curso Internacional de Verão de Brasília, o Festival Música nas Montanhas e a Semana da Música de Ouro Branco entre outros.

Atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e a Orquestra Jazz Sinfônica. É professor de fagote na Universidade de São Paulo, na Escola Municipal de Música e na Faculdade Cantareira. Fábio Cury é representante da firma Püchner no Brasil e toca com o fagote modelo superior.  

fabio ctbA apresentação de Fábio Cury dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos uma semana antes do evento na bilheteria do Teatro da CAIXA, Rua Conselheiro Laurindo, 280, a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). A bilheteria do Teatro abre de terças às quintas-feiras, das 12h às 19h; às sextas-feiras das 12h às 21h; aos sábados das 16h às 21h e aos domingos das 16h às 19h. Informações pelo fone 2118-5111.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *