Coral Brasileirinho ganha seis novos integrantes

O Coral Brasileirinho, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, vai ganhar seis novos integrantes, aprovados em testes de seleção realizados em fevereiro. Eles já se juntam ao restante do grupo nos ensaios que começam nesta quarta-feira (dia 4), no Conservatório de MPB. Os aprovados foram Beatriz Strapasson, Gabriel Selis, Isabela Hübner Lüdtke, Marina Moura Henriques, Sofia Feres Tetto e Valentine Soares.

Participaram da seleção crianças com idades entre 8 e 10 anos. Cada participante cantou uma música de sua livre escolha, sem acompanhamento instrumental, e foi avaliada pelos diretores do Brasileirinho. Os resultados também estão em edital afixado na entrada do Conservatório. Os aprovados não pagam mensalidade e já participam das atividades normais do coral.

O coral – Criado em outubro de 1993, o Coral Brasileirinho desenvolve a proposta de recriar a canção popular urbana brasileira, por meio de arranjos que valorizam o potencial cênico das composições. O coral canta e interpreta os personagens das canções, utilizando adereços e cenários que emprestam mais vida e colorido ao espetáculo.

Com direção cênica do compositor Milton Karam e direção musical da cantora e violinista Helena Bel, o Brasileirinho tem um histórico com perto de 150 apresentações, acumulando 12 espetáculos temáticos e mais de 120 canções brasileiras, com ritmos, estilos e gêneros bem diferentes.

No repertório do Brasileirinho estão músicas que resgatam grandes compositores populares do passado, entre eles Noel Rosa, Sinhô, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo e Adoniran Barbosa, ao lado de obras de Vinícius de Moraes, Toquinho, Taiguara, Gonzaguinha, Fátima Guedes, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sá e Guarabyra e muitos outros. Também há espaço para autores locais, como Osiel Fonseca e Milton Karam.

Tradição – Das mais de 145 apresentações do coral, foram marcantes as realizadas em 1995, no Teatro Amazonas, em Manaus. No mesmo ano, o grupo participou do show que comemorou os 30 anos de carreira de Toquinho, merecendo o convite do compositor para gravar uma das faixas do disco Canção dos Direitos da Criança, lançado em 1997.

Em dezembro de 1996, o Coral Brasileirinho lançou seu primeiro disco, mas o talento dos jovens cantores também está registrado em participações nos álbuns Curitiba Canta o Natal e Canções Curitibanas, lançados respectivamente em 1995 e 1997, pela Fundação Cultural de Curitiba, e nos álbuns do 8º e 9º Encontro de Corais do Sesc da Esquina (1997 e 1998).

Em setembro de 2008, o Brasileirinho foi convidado a integrar a turnê do projeto musical Life is a Loop, comandado pelo DJ curitibano Rodrigo Paciornik. A participação do coral aconteceu em projeções de imagens e sons do grupo – gravados em estúdio, em um show especialmente preparado para o projeto –, durante as apresentações do espetáculo que percorreu o Brasil e depois foi levado aos Estados Unidos.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *