Concurso vai homenagear ofício dos bonequeiros

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de lançar um prêmio para homenagear o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, registrado em março deste ano como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Com origens culturais distintas, a tradicional brincadeira se desenvolveu de formas diferenciadas e com diversas denominações pelo País, como Mamulengo, Babau, João Redondo e Cassimiro Coco.

 

Iphan

O Teatro Popular de Bonecos do Nordeste foi registrado em março deste ano como Patrimônio Imaterial BrasileiroO Teatro Popular de Bonecos do Nordeste foi registrado em março deste ano como Patrimônio Imaterial Brasileiro O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar os saberes e afazeres dos bonequeiros cuja trajetória de vida tenha contribuído de maneira fundamental para a transmissão e continuidade deste Patrimônio Cultural do Brasil. Ao todo, serão concedidos 40 prêmios, no valor de R$ 20 mil cada, e 5 prêmios para bonequeiros in memoriam.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de outubro de 2015. Os interessados devem atender aos requisitos básicos do edital e preencher o formulário de inscrição, que poderá ser escrito a mão, impresso ou apresentado de forma oral por meio de gravação audiovisual (CD, DVD ou pendrive).

 

Os candidatos que residam no Nordeste deverão entregar suas inscrições na superintendência de seus respectivos estados. Caso não residam, deverão enviar para o endereço da Sede do Iphan em Brasília (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Departamento do Patrimônio Imaterial – SEPS/SUL 713/913 Lote D – Edifício IPHAN – 4º andar – CEP: 70.390-135 – Brasília/DF).

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *