‘Concurso de Sanfoneiros’ resgata a cultura popular em Petrolina, PE

A 16ª edição do ‘Concurso de Sanfoneiros’ vai ser realizada no dia 18 de junho em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento foi criado para fortalecer a cultura dos sanfoneiros na região. O início está marcado para às 19h na Concha Acústica, no centro da cidade.
O concurso será disputado em três categorias, ‘Mirim’ (até 12 anos de idade), ‘Jovem’ (acima de 12 e até 18 anos) e ‘Adulto’ (acima de 18 anos). Os inscritos participaram de quatro eliminatórias em diversas cidades do Sertão nos meses de maio e junho. Os classificados, dez sanfoneiros na categoria adultos, cinco jovens e cinco da categoria Mirim, vão participar da final do dia 14.
Na quarta-feira (18), cada finalista vai se apresentar duas vezes, primeiro de forma instrumental, para demonstrar sua habilidade solando e depois com uma apresentação musical e vocal. Os sanfoneiros podem optar por um intérprete, para a segunda música.
De acordo com o coordenador do concurso, João Batista Cavalcanti, os participantes conseguem uma boa visibilidade. “Os vencedores são procurados para fazer shows, às vezes logo após o resultado”, afirmou.
Segundo o coordenador, incentivar a formação de novos sanfoneiros é um dos objetivos principais do evento. “Criamos as categorias com as crianças e jovens para resgatar e não deixar morrer a arte de tocar sanfona”, declarou.
Os dois primeiros colocados nas categorias Mirim e Jovem e os 3 primeiros na categoria Adulto vão receber premiações em dinheiro, que somam R$ 6.000. Os melhores colocados vão receber troféus de bronze feitos pelo artesão Antônio Pedroso, de Santa Maria da Boa Vista.
Na programação do evento está marcado um ‘show-espetáculo’ com o comediante e cantor João Cláudio Moreno, a partir das 22h. O artista vai fazer um tributo a Luiz Gonzaga e à cultura nordestina. São esperadas cerca de 4.500 pessoas.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *