Como fazer o churrasco de picanha

picanhazzz

A boa picanha deve ter carne e uma boa capa de gordura, nada mais. A picanha fica junto ao coxão duro que deve ser retirado acima da terceira veia da peça e ser limpa de todos nervos que são intragáveis para o consumo. Em contrapartida, ela também não deve estar cheia de buracos feitos por algum profissional que não soube retirar os nervos corretamente.

MODO DE PREPARO

Primeiramente, faça um fogo com carvão

Corte a peça de picanha em fatias de 2 dedos de espessura

Após o fogo em brasa, coloque a carne na grelha sem temperar

Quando o suco da carne começar a aflorar vire – a e espere até o mesmo acontecer do outro lado

Tire a picanha e, em uma tábua de cortar, polvilhe o sal fino dos dois lados e corte para servir

Salgando a carne após assá – la ela não resseca

 

 

Como fazer churrasco de picanha

A picanha é um dos cortes preferidos e mais utilizados por brasileiros na hora de fazer um bom churrasco, pode ser feita de várias formas diferentes e todas ficam excelentes.

 

A picanha é retirada da peça de alcatra, é uma das melhores carnes para churrasco e exige apenas cuidados básicos no seu preparo, confira as nossas dicas e acerte no seu churrasco de picanha.

Apesar de simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados, confira:

 

O primeiro cuidado é na hora da compra, procure sempre pela peça embalada a vácuo, pesando no máximo entre 1 kg e 1.2 kg.

Comprar peça de picanha nacional com peso acima disso é muito provável que você leve para casa um pedaço de coxão duro.

A camada de gordura deve ser uniforme, mais clara e sem excessos, conforme imagem abaixo, são sinais de uma carne de boa qualidade.

A embalagem não pode conter muito sangue dentro dela, caso contrário é um sinal de que a carne está perdendo todo o seu suco, como resultado será uma carne seca na hora de servir.

Procure na sua região bons açougues, não existe um bom churrasco se a qualidade da carne não for de boa qualidade, independente do corte.

Como preparar uma picanha

 

A forma de preparo da picanha depende basicamente de como você pretende fazer,  inteira no espeto ou cortada para a grelha.

 

Uma dica geral muito interessante é fazer alguns riscos na parte da gordura, conforme imagem, isso ajuda a absorver melhor o sal.

 

Como cortar uma picanha

 

Como cortar picanha

 

O corte da picanha para a grelha deve ter dois dedos masculinos de espessura, ou três dedos femininos. Começando sempre da parte menor e subindo!

 

Como cortar picanha

 

Se você pretende fazer inteira no espeto, naturalmente não vamos fazer nenhum corte. Apenas siga a dica acima de fazer pequenos riscos na camada de gordura.

 

Como temperar picanha para churrasco

 

O tempero básico da picanha para churrasco é apenas sal, no caso da picanha no espeto vamos utilizar uma quantidade média de sal grosso e deixar a carne “descansando” por 5 minutos, com a parte da gordura virada para baixo e retirar o excesso de sal após esse tempo.

 

Como temperar picanha

 

Para temperar a picanha para a grelha, podemos utilizar preferencialmente uma pequena quantidade de sal grosso triturado dos dois lados. Também vamos deixar a carne “descansar” por 5 minutos antes de levar para a churrasqueira.

 

Picanha na grelha

 

Picanha no espeto

 

Muito cuidado na hora de espetar, para não machucar você e não estragar o churrasco.

 

Utilize o espeto virado para cima e posicione bem no centro da carne, faça movimentos leves de um lado para o outro

 

Antes de assar a picanha, vamos primeiro selar. Esse processo garante que o suco permaneça dentro da carne e garante toda a suculência do corte.

 

Para selar, coloque o espeto a 15 cm da brasa (sem labaredas), com a gordura virada para cima. Após 10 minutos, vire a gordura para baixo e aguarde mais 10 ou 15 minutos.

 

Picanha no espeto

 

Agora vamos colocar para assar, com a gordura virada para cima por aproximadamente 40 minutos e a 40 cm do braseiro . Após 40 minutos, podemos virar a parte da gordura para baixo e assar um pouco mais por cerca de 15 – 20 minutos.

 

Está na hora de cortar, comece sempre da parte menor e se achar que precisa assar um pouco mais volte para a churrasqueira até atingir o ponto desejado.

 

Picanha assada

 

Picanha na grelha

 

A picanha grelhada é preparada a 15 cm da brasa, como o fogo sem labaredas, para evitar queimar a carne. Uma dica é colocar as peças maiores mais no fundo da grelha, pois demoram um pouco mais para ficar no ponto ideal.

 

Após cerca de 15 minutos, quando o suco começar a aparecer na parte de cima da carne, é hora de virar.

 

A carne já está no ponto médio, fica a critério do churrasqueiro e dos convidados do churrasco, mas a picanha fica muito mais saborosa ao ponto para mal passada.

 

    Author: Claudio Ribeiro

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *