Comemorações natalinas pelas culturas do mundo

Saiba como é o 25 de dezembro em outras regiões do planeta

Você já parou para pensar como o Natal é comemorado em outras regiões do planeta? Quais seriam os costumes, as tradições… Enfim, tudo. Estamos tão habituadas a essa época do ano que às vezes nem imaginamos como deve ser em outras culturas.

De acordo com o teólogo e historiador Gerson Freire, de Belo Horizonte, hoje, com a universalização e comercialização do Natal, ele é aceito em outras culturas, mas como um incentivo ao comércio.

“O Natal é comemorado em todas as nações que sofreram influência do cristianismo, seja histórico ou contemporâneo. Hoje em dia, até mesmo em países que sabidamente não têm essa tradição em sua história religiosa, como Israel, aceitam a celebração natalina.”

Quem comemora o Natal

O Natal, como celebração ao nascimento de Jesus, é comemorado pelas religiões cristãs que seguem o calendário litúrgico.

“As religiões cristãs históricas (Igreja romana, protestantes históricos e ortodoxos) seguem o calendário cristão litúrgico, no qual o Natal e a Páscoa são dois momentos centrais do ano. As igrejas cristãs contemporâneas consideram o Natal como uma festa cultural, não a observando enquanto parte da vida religiosa”, explica. “O fato é que tanto a tradição cristã histórica ou as novas celebram o nascimento de menino Deus. Algumas pelo calendário litúrgico, outras não dando atenção a ele, mas todas consideram o nascimento de Cristo como um momento importante.”

Como grande parte dos países tem uma divisão religiosa bastante mista, alguns dele criam costumes para universalizar a questão da comemoração ao Natal. “Mesmo em sociedades ditas cristãs, como o caso do EUA, criou-se a frase happy hollidays (que seria o equivalente ao nosso boas-festas) como uma forma de tirar a centralidade cristã da festa, pois outras religiões também podem participar das festividades.”

O surgimento do Natal

Apesar de a tradição natalina fazer parte do calendário cristão, a comemoração tem origem pagã. A data foi adaptada de uma celebração do povo pagão há muitos séculos.

“O Natal é uma celebração essencialmente cristã, apesar de ter sido adaptada de um culto pagão em que o cristianismo troca a celebração do ‘Natalis Solis’ [nascimento do deus pagão Solis] pelo ‘Natalis Christis’ [nascimento de Jesus Cristo – divindade cristã]. Isso acontecia dia 25 de dezembro, com o solstício de inverno no Hemisfério Norte.”

O importante é que, independentemente da sua religião ou de sua posição perante as datas natalinas, o respeito deve prevalecer. Já aprendemos que o mundo é constituído de diferentes culturas e costumes. O que nos torna seres humanos de verdade é saber enxergar cada pessoa e cada cultura como únicas, entendendo-as e aceitando-as. Você só tem a ganhar com isso.

fonte

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. s1irga Muchos Gracias for your blog post.Really looking forward to read more. Awesome.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *