CHURRASCO NA MEDIDA CERTA

churrasco-sem-

Fim de semana chegando e com ele a vontade de um delicioso churrasco. E um problema costuma surgir na hora de calcular a quantidade de carne. Pois bem, aí vão algumas dicas para os churrasqueiros de plantão não comprarem carne demais nem de menos.

 

Lembrem-se que a maioria das mulheres comem menos que os homens, e que as crianças, além de comerem pouco, também gostam de “beliscar” alguma coisa além da carne, batata frita, por exemplo, ou mini pizzas, costumam ser muito usadas. Se além do churrasco forem servidos vários acompanhamentos, como farofa, arroz, maionese etc, deve-se comprar menos carne. E não esqueçam: nada de exagerar nos tira gostos, senão a galera vai comer muito pouco na hora em que as carnes começarem a ser servidas.

 

Vamos agora ao principal, a quantidade de carne para cada pessoa: o ideal é 450 gramas para cada homem, 300 gramas para mulheres e 150 gramas para cada criança. Se no seu churrasco tiver costela, não se esqueça de que para cada cinco quilos que você colocar na churrasqueira, apenas dois serão de carne. O resto é gordura.

 

Para ficar diferente, vale arriscar umas novidades, fugir do vinagrete de sempre. Que tal uns molhos diferentes para acompanhar?

 

Molho com cebola:

 

Ingredientes: 4 cebolas médias; 1 copo americano de óleo; 1 copo americano de vinagre branco; 1 colher de sopa de mostarda; sal a gosto; pimenta do reino a gosto; catchup.

 

Modo de fazer: coloque no liquidificador todos os ingredientes, menos o catchup. Bata e vá colocando o catchup até dar uma cor rosada. Continue batendo até   dar uma consistência de maionese.

 

Molho tipo barbecue:

 

Ingredientes: 1 litro de vinagre de maçã; 1/2 xícara (100 g) de margarina; 1 colher (chá) de pimenta de caiena (se não encontrar, use calabresa mesmo); 1 colher (chá) de molho inglês; 1/2 xícara (120 ml) de catchup; 1/4 xícara (55 g) de açúcar mascavo (também conhecido como açúcar preto); sal   a gosto.

 

Modo de fazer: junte todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver em fogo baixo por 1 hora. Sirva em seguida.

 

Molho de alho:

 

Ingredientes:  1 limão grande;  200ml de leite; 4 dentes de alho; sal a gosto; 400ml de óleo

 

Modo de fazer: bata o suco de limão com o leite e o alho no liquidificador por aproximadamente 3 minutos. Sem parar de bater, vá acrescentando o óleo aos poucos até ficar um creme consis

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *