Chegou O Tempo da Quaresma.

O que quer dizer Quaresma? A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.

Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive – Diretório da Liturgia – CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios
essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias
de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o
coração para algo que vai acontecer.

O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência.

Ainda é costume jejuar durante este tempo?

Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma form de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

O que é a Campanha da Fraternidade?

O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.

A Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização que ajuda os cristãos e as pessoas de boa vontade a concretizarem, na prática, a transformação da sociedade a partir de um problema específico, que exige a participação de todos na sua solução. Ela tornou-se tão especial por provocar a renovação da vida da igreja e ao mesmo tempo resolver problemas reais.

Seus objetivos permanentes são: despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor: exigência central do Evangelho. Renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Os temas escolhidos são sempre aspectos da realidade
sócio-econômico-política do país, marcada pela injustiça, pela exclusão, por
índices sempre mais altos de miséria. Os problemas que a Campanha visa ajudar a
resolver, se encontram com a fraternidade ferida, e a fé, tem o compromisso de
restabelecê-la. A partir do início dos encontros nacionais sobre a CF, em 1971,
a escolha de seus temas vem tendo sempre mais ampla participação dos 16
Regionais da CNBB que recolhem sugestões das Dioceses e estas das paróquias e
comunidades.

Como começou a Campanha da Fraternidade?

Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a
campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.

Este projeto se tornou nacional no dia 26 de dezembro de 1963, com uma resolução do Concílio Vaticano II, a maior e mais importante reunião da igreja católica. O projeto realizou-se pela primeira vez na quaresma de 1964. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto,
nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.

Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?

A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito
quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação
comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em
preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e
ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de
conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil
celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma
dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as
questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do
Senhor.

Quais são os rituais e tradições associados com este tempo?

As celebrações têm início no Domingo de Ramos, ele significa a entrada triunfal de Jesus, o começo da Semana Santa. Os ramos simbolizam a vida do Senhor, ou seja, Domingo de Ramos é entrar na Semana Santa para relembrar aquele momento.

Depois, celebra-se a Ceia do Senhor, realizada na quinta-feira santa,
conhecida também como o lava pés. Ela celebra Jesus criando a eucaristia, a
entrega de Jesus e portanto, o resgate dos pecadores.

Depois, vem a celebração da Sexta-feira da Paixão, também conhecida como
sexta-feira santa, que celebra a morte do Senhor, às 15 horas. Na sexta à noite
geralmente é feita uma procissão ou ainda a Via Sacra, que seria a repetição
das 14 passagens da vida de Jesus.

No sábado à noite, o Sábado de Aleluia, é celebrada a Vigília Pascal, também
conhecida como a Missa do Fogo. Nela o Círio Pascal é acesso, resultando as
cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos,
sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um
ciclo. Os rituais se encerram no domingo, data da ressurreição de Cristo

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    197 Comentários

    1. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    2. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    3. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    4. Here are some really awesome products made of HEMP including backpacks and clothes, etc….

    5. Thanks for your article. Another item is that being a photographer includes not only issues in taking award-winning photographs but also hardships in acquiring the best camera suited to your needs and most especially situations in maintaining the quality of your camera. It is very accurate and obvious for those photography enthusiasts that are straight into capturing the actual nature’s captivating scenes : the mountains, the forests, the particular wild or perhaps the seas. Visiting these daring places unquestionably requires a photographic camera that can live up to the wild’s severe conditions.

    6. You can certainly see your expertise in the paintings you write. The sector hopes for even more passionate writers such as you who aren’t afraid to mention how they believe. All the time go after your heart.

    7. I am trying to build my own website and you’ve helped me with some great information.Very nice templete of your site….

    8. {So much the application has obtained over sixty-eight thousand individuals trademarks. They tweak said that “If Louis Vuitton has electrical outlets; they will certainly deny the items of Louis Vuitton any kind of several.” Anyway, it’s the intuition of one line of Louis Vuitton consumers.|An adult bed insect is reddish brownish in coloration and has a flat, oval molded system and 6 legs – excellent for fitting in to the smallest of hiding areas! The ludicrous sounding explanation for this is that Jeffries deals with the warm, cool kids.|All of us, ahem, obtain to that time when we require a ift.? Shorts for guys consist of ordinary or flowery prints with belts or strings. The British bombshell likewise joins ad advocate Abercrombie & Fitch, Ralph Lauren and Burberry.|A person could feel loosened up, and satisfied if garments are bought here. The Abercrombie & & Fitch outlet in my old L.a community utilizes a bare-chested, beefcake male as a door greeter. They can be with or without hair collar.|The preferred teen store mentioned on their website yesterday, “We are heavily concerned that Mr. Let face it; nobody is visiting produce a product that has no need. Specifically exactly what message is a parent delivering to their kid?|Did you understand that the firm burns ruined garments as an alternative of donating them to make sure that no one unworthy gets a hold of them? Know what dimension you need- A terrific at first strategy to obtaining money-saving wholesale corset is to know what size you need.|Leur nom pour le march de l’homme developer a t identifi avec une quantit considrable de clbrits, des artistes interprtes aux politiciens. They are most likely to discover some items that run out period or from last year, yet the cost will certainly be significantly lessened.|On December 15, 2009 at 11:00 am, FIVE HUNDRED people were hanging around for hrs before the opening of the new store.

    9. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    10. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    11. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    12. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    13. Chegou O Tempo da Quaresma. | Brasil Cultura

    14. How would you do? our household loves your gorgeous editorial and make sure you carry forward

    15. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I have truly enjoyed surfing around your blog posts. After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

    16. Everyone loves my firefall gold! i personally aways find enhances fitted and they’re comfortable. I wish to decide to buy some other pair concerning christmas day.

    17. Whats Taking place i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It positively useful and it has aided me out loads. I’m hoping to contribute assist different customers like its aided me. Great job.

    18. Hi, Neat post. There’s a problem with your site in internet explorer, could test this? IE nonetheless is the market leader and a good portion of folks will leave out your fantastic writing due to this problem.

    19. Hi there! I could have sworn I’ve been to this web site before but after browsing through many of the articles I realized it’s new to me. Regardless, I’m certainly pleased I found it and I’ll be book-marking it and checking back regularly!

    20. Someone necessarily lend a hand to make critically posts I would state. That is the very first time I frequented your web page and thus far? I surprised with the research you made to make this particular submit amazing. Excellent job!

    21. The liner is without question rigid, feels like cheap untrue hair. I obtain a variety of couples among firefall gold as well as no other people are in this way. I wish I’m able to turn back to get another set of.

    22. bookmarked!!, I like your blog!

    23. I like to look the online without spending a dime samples by mail in my spare time. It’s a very exciting hobby and it keeps me entertained.

    24. This article is loaded with useful information. You’ve really provoked my interest on many points written here. I concur with nearly all points and am thinking on the rest. Thank you for a great article.

    25. Just when I thought I had read everything on this topic you had to come along and make me think. Thank you for doing that.

    26. uSR5Yk Thank you ever so for you post.Really thank you! Cool.

    27. I’m hanging out with my dogs, drinking too much wine (and not having my mom hide it from me occasionally will be awesome) and watching football in my pjs with my husband.

    28. The cheapest raw material may not protect the interest of the business.

    29. Perfect piece of work you have done, this website is really cool with great info.

    30. Hello!I am following your weblog for some days now. I have to say that it is very easy to check out . It is added in my favourite list and i will try to track it frequently. Thank you for the nice posts . On top of that, i truthfully like your template and the way you have structured your content . Is it possible to tell me the name of your web template ? Thanks

    Trackbacks/Pingbacks

    1. hcg drops - Title... [...]below you will find the link to some websites that we think you need to visit[...]...
    2. meet a cougar in nj - Title... [...]just beneath, are various absolutely not connected sites to ours, on the other hand, they're certainly worth going over[...]...
    3. oldfarmhouseantiques.com - Title... [...]very couple of web-sites that come about to be comprehensive beneath, from our point of view are undoubtedly well really …
    4. Social Media Marketing - Title... [...]one of our guests just lately proposed the following website[...]...
    5. telefonsex - Title... [...]Every after in a though we opt for blogs that we study. Listed beneath are the most up-to-date web sites …
    6. laser cellulite treatment - Title... [...]one of our guests lately encouraged the following website[...]...

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *