Centro Cultural Banco do Brasil é destaque em ranking internacional de arte

Os Centros Culturais Banco do Brasil abrigaram três das dez exposições de arte com a maior média diária mundial de público no ano passado. A informação foi publicada na semana passada pela conceituada revista britânica The Art Newspaper.

O grande destaque foi a exposição O Mundo Mágico de Escher, que ficou de janeiro a março no CCBB RJ, e apareceu no primeiro lugar no ranking, com média diária de 9.677 visitantes ao dia e um total de 573.691 pessoas atraídas pelas obras do artista holandês.

O CCBB RJ teve outras duas exposições entre as dez mais visitadas de 2011 – Oneness, da artista japonesa Mariko Mori, sétima com a maior média de público, com 6.991 visitantes diários entre abril e julho, e Eu em Tu, da americana Laurie Anderson, que atraiu uma média de 6.934 visitantes diários, na nona posição da lista.

A revista Art News Paper destacou a surpresa em ter uma exposição no Brasil como a de maior média de público no ano. “Em vez de uma instituição americana, européia ou japonesa, uma brasileira, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, aparece na frente”. Segundo a publicação, “o apetite brasileiro pela arte contemporânea é notável”.

Os CCBBs figuram também no ranking dos cem museus mais visitados no mundo. A sede do Rio no 17º lugar, com 2,3 milhões de visitantes em 2011, a unidade de Brasília no 45º lugar, com 1,2 milhão e o CCBB São Paulo na 50ª posição, com 1,1 milhão de visitantes.

Para o diretor de Marketing e Comunicação do BB, Hayton Jurema da Rocha, o destaque na publicação é um importante reconhecimento ao trabalho e investimento do Banco do Brasil na cultura. “Ao realizar exposições gratuitas, o Banco reforça seu compromisso com o desenvolvimento do País, contribuindo para difundir a cultura de maneira democrática, com centros de excelência e eventos culturais acessíveis aos diferentes segmentos da sociedade”.

A The Art Newspaper, considerada uma das principais fontes internacionais de informação sobre arte, faz parte de uma rede de quatro informativos lidos em todo o globo, alcançando uma audiência mundial de mais de 100 mil leitores.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =