Casas literárias de São Paulo vão se unir para abordar as representações cinematográficas da cidade.

casaliter

Dia 14 de janeiro, às 10h, acontece mais uma edição do “Encontro Peripatético” intitulada “São Paulo dava um filme”. Peripatético é o termo baseado no conceito aristotélico de “ensinar passeando”. Uma excelente oportunidade para conhecer a cidade e ainda aprender sobre dois dos mais importantes escritores do Brasil.

 

O passeio começa na Casa Guilherme de Almeida – que abriga importante acervo de obras de artistas do modernismo, no bairro do Pacaembu – e termina na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, na Barra Funda, sobrado onde morou o autor de Macunaíma. Ambas as casas são instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis. Durante o percurso o público passará por locais que foram cenários de alguns filmes brasileiros.

 

Além do passeio, os participantes também terão visitas mediadas aos museus, palestras sobre o modernismo e cinema. Haverá, ainda, a exibição do média-metragem “Fragmentos da vida” (1929), de José Medina, com trilha sonora executada ao vivo pelo músico Gabriel Levy, na Sala Cinematographos, e dos curtas “A casa de Mário de Andrade” (1955), de Ruy Santos e “Arquitetura modernista em S. Paulo” (1930), na Casa Mário de Andrade.

 

O evento é gratuito, com 20 vagas. Cada participante ficará responsável por suas refeições. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://goo.gl/WH3bWa

 

 

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

A Casa Guilherme de Almeida é um museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a serviço da sociedade, que atende todas as esferas museológicas como exposições, conservação, pesquisa, educação, além de ser, também, referência em tradução literária.  No decorrer do ano de 2016 o museu realizou cerca de 200 atividades gratuitas entre cursos, oficinas e palestra dentro do âmbito de atuação do poeta Guilherme de Almeida, tais como poesia, tradução, jornalismo, crítica de cinema e heráldica. Para mais informações acesse o site do museu: http://migre.me/vFQfe

 

 

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922. O espaço pertence à Secretaria de Cultura e é gerenciado pela organização social Poiesis. A Casa abriga, além de oficinas de literatura e escrita, uma exposição permanente com objetos pessoais do modernista, além de gravações e filmes nos quais ele aparece.

 

 

SOBRE POIESIS

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

 

ENCONTRO PERIPATÉTICO – SÃO PAULO DAVA UM FILME!

Data: 14 de Janeiro

Local: Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes

10h – Casa Guilherme de Almeida

13h10 – Saída a pé para a Casa Mário de Andrade

 

 

Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária

Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes

Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

casaguilhermedealmeida.org.br  | twitter.com/museucasaguilhermedealmeida  |

facebook.com/museucasaguilhermedealmeida

 

    Author: Braisil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *