Carnaval 2012 no Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio de Janeiro tornou-se mundialmente famoso pelo Desfile das Escolas de Samba. Um espetáculo único, uma impressionante exibição de beleza e alegria. Assim poderíamos descrever de forma bastante simplificada a disputa do campeonato entre as escolas de samba cariocas. Devido ao número de escolas envolvido na disputa pelo título, o Grupo Especial é dividido em dois blocos, ou seja, metade das escolas desfila no domingo de Carnaval e a outra metade na segunda-feira, fazendo com que estes dois dias se tornem o grande acontecimento do Carnaval carioca, sendo portanto os desfiles cujos ingressos são avidamente procurados por todos os que desejam presenciar este espetáculo de perto. Se você realmente não puder participar destes que são os dias mais procurados e de ingressos com preços mais elevados, outras boas opções ao seu alcance são o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso (cuja campeã adquire o direito de desfilar entre as principais no ano seguinte), que ocorre no sábado (18 de fevereiro), ou o desfile das campeãs, que acontece no domingo seguinte ao término dos desfiles (25 de fevereiro).

Há 5 diferentes desfiles no Sambódromo.

1. Escolas de Samba do Grupo Especial

Domingo, 19 de fevereiro e segunda-feira, 20 de fevereiro

Este é “O” Desfile, o destaque do carnaval carioca. Você não pode perder o show que faz do Rio de Janeiro, a capital do carnaval do mundo. Todo o mundo gira em torno do Carnaval destas duas noites.

As escolas pertencentes a este grupo proporcionam o melhor espetáculo, são magníficas, superando-se a cada ano em apresentações cada vez mais elaboradas e de grande impacto visual. Simplesmente imperdível.

As duas noites são semelhantes, nas quais as 12 melhores escolas de samba dividem-se entre o domingo e a segunda-feira. Escolha o dia que melhor se encaixa em sua programação. Os portões abrem às 17h, cerimônia de abertura às 20h, e os desfiles começam às 21h.

2. Desfile das Campeãs

Sábado, 25 de fevereiro

Início às 21h. As 6 melhores escolas de samba do Grupo Especial, desfilam com todo seu esplendor mais uma vez, com fogos de artifício e muita felicidade em estar entre as Campeãs.

Um Belo espetáculo, porém sem as proporções da competição, sendo mais barato que os dias principais, domingo e segunda-feira. Sem dúvida, este é o segundo melhor desfile.

3. Escolas de Samba do Grupo de Acesso (Grupo A)

Sábado, 18 de fevereiro

Início às 21h. Há 12 escolas de samba de grande porte nesse grupo, onde a Campeã desfilará entre as 12 escolas do Grupo Especial no ano seguinte, causando uma disputa bastante interessante. Devido ao maior número de escolas a desfilar em uma única noite, o tempo de desfile de cada uma delas é um pouco menor do que o concedido a cada uma das escolas do Grupo Especial.

Grupo Especial: 80min

Grupo A: 60 min

4. Escolas de Samba do Grupo “B”

Terça-feira, 21 de fevereiro

Início às 21h. Este é chamado o grupo de base. Comparada às grandes escolas, as escolas integrantes deste grupo são modestas, contando cada uma delas com no máximo 1.500 participantes. Apesar disso, elas também desfilam com muita garra para defender o seu estandarte em busca do Grupo de Acesso. Seu tempo de desfile também é de 60 minutos.

5. Escolas de Samba Mirim

Sexta-feira, 17 de fevereiro

Início às 19h. Aqui pode-se ver as próximas gerações de cada escola de samba desde a mais tenra idade já imbuídas do espírito do Carnaval, incluindo-se aí as mesmas disputas e rivalidades. As crianças de todas as comunidades participantes aprendem desde cedo a defender as cores de suas escolas. É importante observar que para poderem participar dos desfiles, todas as crianças devem comprovar que estão matriculadas na escola, pois na maioria das comunidades é feito um trabalho social muito interessante ao longo do ano, e o combate à evasão escolar é a principal linha de ação em todas elas. Como prêmio pelo ano de estudos, os pequenos sambistas podem desfilar pelas suas respectivas escolas mirins.

Seu desfile segue o procedimento das grandes escolas.

    Author: Redação

    Share This Post On

    1 comentário

    1. rvpoOd Im obliged for the blog post.Much thanks again. Will read on…

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Get GooglePlus Followers - Title... [...]just beneath, are many completely not connected web pages to ours, nevertheless, they're surely worth going over[...]...
    2. win a free ipad scams - Title... [...]please pay a visit to the web sites we adhere to, like this one, because it represents our picks through …
    3. Social Media Marketing - Title... [...]very few websites that transpire to be in depth beneath, from our point of view are undoubtedly well worth checking …
    4. Social Media Marketing Company - Title... [...]Here is an excellent Blog You may Find Exciting that we Encourage You[...]...
    5. Edith Konczewski - Title... [...]Sites of interest we've a link to[...]...
    6. telefonsex - Title... [...]here are some links to websites that we link to mainly because we assume they are worth visiting[...]...
    7. Social Media Marketing Companies - Title... [...]always a large fan of linking to bloggers that I enjoy but do not get a whole lot of link …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *