Brasil e Portugal anunciam criação do Prêmio Monteiro Lobato de Literatura

Monteiro Lobato de Literatura

O MinC e o governo de Portugal lançaram o “Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e Juventude”, premiação que será destinada ao reconhecimento de autores que publiquem obras voltadas ao público infanto-juvenil.

Durante reunião de ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador, o ministro da Cultura, Roberto Freire, adiantou que a premiação terá paralelo com o tradicional Prêmio Camões de Literatura e terá um papel importante para a difusão do hábito de leitura entre os jovens.

“O Prêmio Monteiro Lobato terá um significado importante porque os autores infanto juvenis têm um papel fundamental na difusão do hábito da leitura. Você só tem um povo com maior leitura se o hábito de ler começar na infância”, afirmou Freire. Ainda não há definição sobre o valor da premiação.

De acordo com o Ministério da Cultura, a comissão julgadora da premiação será composta por representantes de língua oficial portuguesa e vai destacar, a cada dois anos, um escritor e ilustrador de livros direcionados ao público de crianças e adolescentes.

Patrimônio cultural

Na reunião dos ministros, os representantes da CPLP aprovaram, por unanimidade, a criação da Comissão de Patrimônio Cultural da entidade. A proposta foi feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e defendido pelo ministro Roberto Freire.

A proposta da iniciativa é estabelecer uma instância multilateral para tratar de questões sobre o patrimônio cultural, de forma que a comissão dê encaminhamento a assuntos relativos à valorização e promoção da cultura em âmbito regional.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura

    Author: Brasil Cultura

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *