Artistas ocupam teatro e protestam contra política cultural em SC

Manifestantes ligados à classe artística de Santa Catarina permaneceram acampados até essa sexta-feira (27), em um dos maiores centros culturais do Estado, em protesto contra a política de investimentos do Governo Estadual no setor.

O grupo, formado por cerca de cem produtores culturais e artistas, ocupou o Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na região central de Florianópolis. Uma série de atividades culturais vem sendo realizada desde o início da semana no local, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e pedir transparência nas políticas culturais.

Ensaios de grupos teatrais, saraus, conversas sobre temas relacionados à cultura e muita pintura, música e dança foram promovidos diante do CIC, que também abriga um dos mais importantes teatros de Florianópolis, e que foi recentemente reformado pelo governo de Santa Catarina.

O movimento “Ocupa CIC” deixou o local na tarde desta sexta-feira (27) e passará a promover uma série de atos públicos nos próximos dias, de acordo com a organização. Neste sábado (28), o grupo vai promover um ato em frente ao terminal central de ônibus da cidade, para falar sobre a situação dos produtores culturais da cidade.

Em carta aberta à sociedade, o movimento cobra que o Conselho Estadual de Cultura torne suas atas públicas e realize reuniões abertas. “A Fundação Catarinense de Cultura e a Secretaria de Estado de Turismo não devem passar por cima das diretrizes que elas mesmas estabelecem para as suas ações, indo contra suas próprias regras”, afirma a carta distribuída pelos manifestantes à sociedade, assinada por 131 entidades ligadas ao setor, que acrescenta: “nem utilizar-se de uma política de balcão que privilegie interesses eleitoreiros, em prejuízo das reais necessidades da sociedade civil”.

Fonte

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =