Artistas entregam documento da Cultura para Roberto Requião

O documento “Diretrizes para a Cultura do Governo Roberto Requião” foi entregue por intelectuais e artistas paranaenses, nesta terça-feira (04/09), à candidata a vice-governadora Rosane Ferreira (PV) da coligação “Paraná com Governo – PMDB/PV/PPL”, durante reunião no Comitê do Candidato ao Senado, Marcelo Almeida.

O documento foi elaborado, após vários encontros de segmentos artísticos e culturais do Estado, sob Coordenação dos Movimentos Sociais e Culturais da Campanha Requião – 2014, com o objetivo de contribuir e demonstrar apoio ao candidato do PMDB, na reta final do primeiro turno.

Entre os pressupostos apontados no documento, “a cultura deveria ser reconhecida e respeitada como a costura firme que une o direito à saúde, ao transporte, à moradia, à educação, ao trabalho, à cidade… à cidadania”, afirmou a escritora Vera Alburquerque, uma das coordenadoras das reuniões de trabalho, que apresentaram o documento.

Para Jewan Antunes, ator e produtor cultural, “a Cultura é tudo e está presente em cada um de nós. E assim seguiremos, construindo as Diretrizes da Cultura, para além, até mesmo, do programa do governo Roberto Requião, pois desejamos ir além, construindo uma agenda de Estado”.

Segundo Antunes, a “Cultura como habilidade humana, para além das artes e da expressão simbólica, deve ser entendida também como comportamento, como atitudes e valores que se expressam desde as mínimas relações do cotidiano à economia. Primeiro é preciso sonhar para mudar a realidade e nós sabemos que há muito por fazer com e pela Cultura”.

Manoel Neto entende que é preciso “lutar para o fortalecimento das Secretarias e órgãos de gestão da Cultura. Não é possível que a Cultura continue sendo tratada como mero ornamento”.

O documento, “Diretrizes para a Cultura”, apresenta cerca de 50 pontos, entre as propostas reunidas nas áreas de “Gestão de autossuntentabilidade das políticas culturais”, “Incentivo a Leitura e potencialização das Bibliotecas estaduais”, “Integração da Cultura com a Educação”, “Sistema Estadual de Cultura”, “Elementos Constitutivos do Sistema”, “Financiamento das Políticas Culturais”, “Apoio e qualificação aos artistas”, e “Os equipamentos culturais do governo do Estado”.

Os primeiros a assinarem o documento foram a professora Vera Mussi, a candidata a vice-governadora Rosane Ferreira, o vereador e candidato a deputado federal Paulo Salamuni (PV), Lucia Requião, o candidato a deputado estadual Requião Filho (PMDB), o ator e diretor Jewan Antunes, o sociólogo Manoel Neto, o ator Náutilo Portela, o ator e escritor Ulisses Iarochinski, a escritora e editora Vera Albuquerque, o carnavalesco Mancha, o agente cultural de comunidades tradicionais Candieiro, o ator Isidoro Diniz, o músico Zeca Morais, a bailarina e cantora Katia Drumond, a compositora e cantora Ellen Carvalho, atriz Neusa Cascaes, jornalista e compositor Cláudio Ribeiro, diretor e produtor Beto Meira, ator Nei Mendes, antropólogo e ator Paulo Afonso Castro, cineasta Lu Rufalco, museóloga Clarete Maganhotto, historiador Aimoré Arantes, ator e diretor Rafael Camargo, cineasta Andre Faria, ator Wellington Silva, professora Mirian Trindade, arte educadora Claudia Zanetti, museólogo Lia Réboli e outros.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *