Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural

Artistas, produtores e instituições culturais de todo o Brasil se reúnem em Maringá esta semana para debater as especificidades do setor cultural e a realidade da produção durante I Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios. O evento complementa a 201ª reunião itinerante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

Na abertura, realizada na última terça-feira (7), o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Mamberti, proferiu palestra sobre o Plano Nacional de Cultura. Ele destacou a sinergia entre o debate proposto pelo encontro e o atual momento do Ministério.

Em pouco mais de uma hora, Mamberti apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido no MinC pela democratização e acesso à cultura e ressaltou a contribuição do Fórum com os objetivos do Ministério. “A cultura deve ser o retrato da diversidade brasileira”, afirmou.

Participaram do evento o prefeito licenciado, Silvio Barros, a secretária de Cultura, Flor Duarte, o presidente do Instituto Museu Memória e Vida (IMMV), Edson Pereira, o secretário de Cultura do Paraná,  Paulino Viapiana, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura,  Henilton Menezes.

Também estiveram presentes à cerimônia de abertura a professora Celene Tonella, representando a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Wilson Matos, reitor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), que homenageou os secretários Paulino Viapiana e Henilton Menezes com uma escultura do Monumento ao Desbravador.

Em seu discurso, o prefeito licenciado Silvio Barros agradeceu a presença dos comissários e destacou o trabalho do IMMV no esclarecimento dos mecanismos legais de renúncia fiscal previstos pela Lei Rouanet e no incentivo ao investimento de empresários e pessoas físicas em projetos culturais, afirmando que o convite para sediar a CNIC também teve por objetivo apresentar a qualidade da produção cultural local aos  comissários. “O aumento do investimento em cultura, a partir do trabalho do IMMV em Maringá e região, é exponencial”, revelou.

Para Edson Pereira, presidente do IMMV, organizador do Fórum, a presença do secretário de Políticas Culturais na abertura do evento é um indicador da importância e da qualidade do cenário cultural do interior do país. “A imensa riqueza cultural dos pequenos e médios municípios ainda está sendo descoberta e o Fórum tem tudo para ser uma importante vitrine de vários desses excelentes trabalhos. Tenho certeza de que esta semana será muito produtiva para todos”, disse Pereira.

Paulino Viapiana, secretário de Cultura do Paraná, elogiou a iniciativa e agradeceu a presença dos integrantes da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC em Maringá. O trabalho da comissão, de avaliação de projetos submetidos à aprovação da Lei Rouanet, está sendo feito pela primeira vez em uma cidade não capital. Reunidos no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) nos dias 7, 8 e 9, os comissários irão analisar mais de 500 projetos de todo o Brasil, que somam cerca de R$ 600 milhões.

Henilton Menezes, secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, lembrou aos presentes o convite feito pelo prefeito Silvio Barros aos comissários no ano passado, em Brasília, para que uma das reuniões de itinerância da CNIC ocorresse em Maringá. “A agenda de 2012 já estava pronta e a reunião da região sul marcada para se dar em Florianópolis, mas a plenária decidiu por unanimidade aceitar o convite e vir para Maringá”, contou ele, afirmando que a iniciativa certamente abrirá as portas da itinerância do MinC para o interior do país. “O contato com os produtores culturais dessas localidades é enriquecedor”, disse ele.

Ao final da cerimônia, autoridades políticas, comissários e muitos dos participantes seguiram para a Mostra de Teatro Contemporâneo, no Teatro Marista. A peça “Foi Carmen”, do Grupo Macunaíma/CPT, abriu oficialmente a mostra, realizada pela Teatro e Ponto Produções Artísticas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

CNIC

O calendário da CNIC foi especialmente alterado para atender Maringá como a primeira sede da reunião fora do eixo das capitais brasileiras. A comissão se reúne 10 vezes por ano nas capitais e estará na cidade para avaliar os projetos locais que possam integrar a lei Rouanet.

Participarão do encontro a secretária de Cultura de Maringá, Flor Duarte, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes e comissários das áreas culturais da CNIC.

Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, nos últimos 4 anos Maringá quadriplicou a cada ano a participação de incentivo à cultura. “No mínimo dobrabramos os projetos culturais aprovados pela CNIC neste período, tendo inclusive triplicado e quadriplicado essa captação. Maringá tem potencial para conseguir ainda mais”, declarou.

Realização

O 1º Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios é uma iniciativa do Instituto Museu Memória e Vida (IMMV) juntamente com instituições culturais locais. O evento tem apoio institucional da prefeitura de Maringá, secretarias estaduais de Cultura do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sistemas estaduais de Museus do Rio Grande do Sul (SEM) e São Paulo (Sisem), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNCB), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Cultural Ingá, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Festival Internacional de Londrina (FILO). O apoio é da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Gol Linhas Aéreas, Sincontábil, Fundação Luzamor, Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau do Paraná, TCCC, Duo, Cineflix Cinemas, O Diário/odiario.com, Faculdade Cidade Verde (FCV), SESC, GVT e Sanepar. A realização é do IMMV e Ministério da Cultura (MinC).

PROGRAMAÇÃO GERAL

Local: Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, zona 5)

Palestra do dia 10: Bristol Metrópole Hotel (Av. XV de Novembro, 462, Centro)

 

Quarta-feira

8 de Agosto

Palestra – 9h (duração: 1h30)

Aspectos Importantes da Análise de Projetos submetidos ao Programa Nacional de Incentivo à Cultura – PRONAC

Hermides de Menezes Passos – Coordenador Geral de Análise de Projetos de Incentivos Fiscais da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Palestra – 10h30 (duração: 1h30)

Acompanhamento e Avaliação de Projetos no PRONAC

Odecir Luiz Prata Costa – Coordenador Geral de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Palestra – 14h (duração: 1h30)

Prestação de Contas de Projetos do PRONAC

Denise Terra Nunes – Coordenadora Geral de Prestação de Contas do Ministério da Cultura.

Palestra – 15h30 (duração: 1h30)

Editais e fundos públicos para financiamento da produção cultural

Débora Aquino – Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Encontro entre o Setor Cultural e a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – 17h30 (duração: até 3h)

 

Quinta-feira

9 de Agosto

Mesa – 8h30 (duração: 2h30)

Políticas Públicas e Fomento

Mediador: Marcos Cordiolli – Cineasta e Assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Integrantes: Gabriel Simões Gobbi – Secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Eloísa da Silva Galdino – Secretária de Estado da Cultura de Sergipe

Maurício Stunitz Cruz – Coordenador de Incentivo Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Mesa – 14h (duração: 2h)

Gestão de Instituições e Projetos Culturais

Mediador: a definir

Integrantes: João Paulo Marôpo – Gestor Cultural, fotógrafo e membro da equipe de gestão em arqueologia da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri.

Marília de Lima – presidente da Cooperativa Cultural Brasileira.

Neide Aparecida da Silva – Consultora cultural.

Mesa – 16h (duração: 2h)

Financiamento da Produção Cultural

Mediador: a definir

Integrantes: Orlando Chiqueto Rodrigues – presidente do Instituto Cultural Ingá

Maria Lucinaide Pinheiro Nogueira – Gestora Cultural, ex-comissária da CNIC, com experiência no SESI Nacional e na Confederação Nacional da Indústria, desenvolvendo tecnologia de assessoramento às empresas para o investimento em projetos culturais.

Bernadete Passos – Relações Institucionais da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

 

Sexta-Feira

10 de Agosto

Palestra – 9h (duração: 2h30)

Sistema Nacional de Cultura

Margarete Moraes – Representante do Ministério da Cultura na Região Sul

 

Serviço

Mais informações:             (44) 3218-6100       – Secretaria da Cultura e no site www.fpcm.com.br

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    128 Comentários

    1. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    2. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    3. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    4. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    5. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    6. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    7. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    8. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    9. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    10. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    11. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    12. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    13. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    14. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    15. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    16. Artistas e produtores culturais se reúnem em Fórum Nacional de Produção Cultural | Brasil Cultura

    17. I have been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all website owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful than ever before.

    18. I will be astounded by the standard of information about this site. There are tons of excellent assets the following. I am sure I’ll check out this particular position again shortly.Very beneficial data. Aspire to discover a lot more posts soon…

    19. Constructed from 100 % cotton material along with eclatant household leather cut along with platform, that classic look at shoes is usually brand name together with the hallmark “Burberry proven 1856” wording at night nickel holding draw having patent synthetic leather straps upon entry connected with shoes. A couple certain synthetic leather brought replica louis vuitton shoes takes care of is particularly coordinated together with amount darkish nickel accessories as well as ruched certain leather elasticated ends.

    20. It’s a happy day to be able to read an article that is so clearly researched and written. I have very much enjoyed this informational content. Your layout is excellent. I will come back again.

    21. I am bookmarking your article because I feel I need to read it again once I have thought about some of the points you made.

    22. I and also my guys have already been checking out the best information and facts located on your website and then the sudden I had a terrible suspicion I had not expressed respect to you for those tips. These ladies had been so happy to see all of them and now have extremely been having fun with those things. We appreciate you simply being really accommodating and also for pick out this sort of nice ideas millions of individuals are really desirous to learn about. Our sincere apologies for not expressing appreciation to earlier.

    23. I am always browsing online for tips that can benefit me. Thank you!

    24. It’s very simple to find out any topic on web as compared to books, as I found this post at this website.

    25. okxwWX wow, awesome blog post.Really thank you! Really Cool.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Buy GooglePlus - Title... [...]usually posts some extremely exciting stuff like this. If you’re new to this site[...]...
    2. googletvstore.com - Title... [...]we came across a cool site that you simply may delight in. Take a appear should you want[...]...
    3. Social Media Marketing - Title... [...]although internet websites we backlink to beneath are considerably not related to ours, we feel they're basically really worth a …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *