Araxá recebe Arthur Moreira Lima

arturO projeto tem aprovação do Ministério da Cultura, atravda Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Thyssen Krupp e da Poupex e em Araxá conta com o apoio da Fundação Cultural Calmon Barreto. A especial apresentação acontece neste sábado (25), à parrir das 19h30 no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB).

Um Piano pela Estrada leva concerto de Arthur Moreira Lima por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena. O pianista é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada.

O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.

Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.

A equipe de Um Piano pela Estrada compõe-se de, além do próprio pianista, produtor, engenheiro de som e luz, operador de telão, técnico em afinação e regulagem dos pianos, quatro motoristas. A caravana inclui o caminhão teatro, caminhão de apoio, 01 microônibus, 01 van de carga e 02 carros que transportam a equipe.

O concerto tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, o pianista mescla música clássica universal a clássicos da MPB, interpretando Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos; e os intercala com músicas populares que se tornaram clássicos. É assim que entram Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e, da Argentina, Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano.

Precedendo cada concerto, artistas locais apresentam seu trabalho. Uma forma eficaz de integração com a cultura do lugar. Estes talentos têm sido muito importantes para abrilhantar toda a programação, e repercutem no sucesso da excursão, despertando a simpatia de todos.

    Author: Redação

    Share This Post On

    4 Comentários

    1. 88vz7c Thanks-a-mundo for the blog article.Much thanks again. Great.

    2. wow, awesome article post.

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *