Ancine divulga filmes selecionados para os encontros com o Cinema Brasileiro

A Ancine divulgou a lista com os longas-metragens selecionados pela curadora responsável pelo cinema latino do Festival de Toronto, Diana Sanchez, que encerra a segunda etapa da 10ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. Ela assistirá às produções entre os dias 4 e 6 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.

Algumas sessões serão exclusivas e outras em conjunto com os representantes dos festivais de Locarno e San Sebastián, que tiveram suas seleções divulgadas na última sexta-feira, 29 de junho. Segue abaixo a lista escolhida pela curadora do Festival de Toronto:

“Big jato”, de Claudio Assis (República Pureza),
“Cada vez mais longe”, de Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi (Sequência Filmes),
“California”, de Marina Person (Mira Filmes),
“Em três atos”, de Lucia Murat (Taiga Filmes),
“Era el cielo”, de Marco Dutra (RT Features),
“Um homem só”, de Claudia Jouvin (Giros Interativa),
“Ponto Zero”, de José Pedro Goulart (Mínima e Okna Produções),
“Prova de coragem”, de Roberto Gervitz (M Schmiedt),
“Punhal”, de Luiza Lubiana (Satírica Filmes),
“SP é uma festa”, de Vera Egito (Paranoid Filmes),
“Todas as cores da noite”, de Pedro Severien (Orquestra Cinema Estúdios), e
“Valeu boi”, de Gabriel Mascaro (Desvia)

A curadora montou sua programação após analisar os teasers e informações fornecidas pelos produtores nas inscrições do programa. Sete entre as 12 produções selecionadas são de associados do Programa Cinema do Brasil, parceiro institucional dos Encontros.

Diana Sanchez terá ainda a oportunidade de montar uma agenda própria de reuniões com realizadores e produtores brasileiros durante sua estadia no país. Os responsáveis pelos filmes inscritos não selecionados para as sessões também podem enviar suas obras em DVD para que sejam entregues à curadora pela equipe do programa.

Como funciona o Programa

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro é uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com o objetivo de aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Veneza, Roterdã, Berlim, BAFICI, Sundance, Roma, Havana e IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

 

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *