Alto nível dos ensaios das baterias (Escolas de Samba) de Curitiba

Estou no carnaval de Curitiba desde 1987. Bons tempos, rivalidade, emoção, garra e determinação. Sempre habitei no meio da cultura popular desde menino em São Paulo, na Mocidade Alegre e Camisa Verde e Branco, nos tempos de Juares da Cruz,Vinto Tinto etc.
Mas hoje escrevo, e com imenso prazer, para ficar registrado no mundo carnavalesco e cultural o impressionante trabalho realizado pelas escolas de nossa cidade no quesito Bateria.
Frequento os ensaios da Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza, pois, fui presidente campeão nas duas agremiações. Em princípio, cabe citar, que os dois ensaios estão super lotados de gente nova ao mundo do samba, o que é um ótimo sinal, pois, está havendo renovação e a quebra de um paradigma local. Hoje se vê mães filmando seus filhos nos ensaios, namoradas fotografando, pais acompanhado os filhos e, cabe citar também, gente bonita e se percebe de um nível até então estranho a esse mundo por puro preconceito. Isso é passado por aqui, para desespero de Taniguchis, Lerners, Grecas e outros que tudo fizeram para exterminar com a festa em nossa cidade. Nem eles e nem outros conseguiram.
As Baterias estão dando um show nas convenções, também conhecidas como passagens, viradas, breques e outras denominações regionais.
Sem distinção de melhor, as duas nas quais presencie estão em num nível excepcional de qualidade, o que serve de alerta ao jurado responsável pelo quesito na Av. Marechal.
E por falar em Av. Marechal, não poderia deixar de cumprimentar meu amigo Gustavo Fruet, prefeito de nossa cidade, a quem sempre me dedicou inteiro carinho e respeito quando de suas vindas para a cidade de Araucária, pela coragem de trazer o carnaval novamente para a Av. Marechal, de onde jamais deveria ter saído.
Só com esse ato, o carnaval já “pegou fogo”, com os ensaios super lotados. Só um homem com o caráter e sensibilidade do Gustavo e, sendo filho de quem é, poderia ter essa atitude. Grato Gustavo…..tomo a liberdade de falar em nome de todos os sambistas de nossa cidade e agradecer a você por isso.
Sr ainda não foi aos ensaios, vá logo, pois pode se arrepender de ter perdido um espetáculo jamais visto, com qualidade, amor, respeito e, principalmente, competência. Daniel, Luciano Mocambo e Marcos Benelli, na Mocidade Azul e Marcio Brinco e Mestre Amauri, na Acadêmicos da Realeza….parabéns a todos e o samba agradece…..vamos em frente…

Vicente Ribeiro Mielli
Carnavalesco

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *