Afinal o que é Palavrão?

convite_palavraoA Editora Leitura resgata a minuciosa pesquisa de Mário Souto Maior
acerca do vocábulo popular brasileiro.
De acordo com o Dicionário Houaiss, palavrão é palavra grosseira e/ou obscena, bocagem, impropriedade, linguarada, obscenidade, pachouchada, palavrada, porcaria, turpilóquio.

Os brasileiros têm um ‘carinho’ especial pelo palavrão. Fala-se sempre, por qualquer motivo: alegria, tristeza, raiva, xingamento, cumprimento, dor, enfim, o palavrão está presente na boca do rico, do pobre, do homem, da mulher, de todos com sangue nas veias. Para ajudar a entender a origem dos vocábulos impróprios, a Editora Leitura apresenta a mais nova edição do Dicionário do Palavrão e Termos Afins.

Seduzido pela sugestão do sociólogo, antropólogo e amigo Gilberto Freyre, o folclorista pernambucano Mário Souto Maior produziu o mais completo Dicionário do Palavrão e Termos Afins. Em mais de cinco anos de pesquisas, Souto Maior reuniu o maior número de palavradas em um livro, além de sinônimos de determinados léxicos, como prostituta, homossexual, órgãos sexuais. Souto Maior distribuiu oito mil formulários, a procura de maior penetração em todas as regiões brasileiras, consultando todas as camadas sociais, pessoas dos mais diversos níveis intelectuais, de ambos os sexos, das mais variadas idades e condições econômicas. O autor reuniu mais de três mil e quinhentos  verbetes, o que apresenta uma deficiência de palavrões da língua portuguesa, já que os vocabulários alemão e francês possuem cada um mais de nove mil palavrões. Para reunir essa quantidade de termos chulos, Souto Maior, além de vasta pesquisa e entrevistas, teve que ler mais de duzentos romances e consultar quase outras tantas obras da literatura.

Não se trata de um livro de palavrões, ou que vai aumentar o conhecimento de turpilóquios, mas de uma das mais completas pesquisas dentro da sociolingüística e a mais completa acerca do uso de palavrões e termos afins da Língua Portuguesa. Este aspecto do Dicionário do Palavrão e Termos Afins é bastante ressaltado na apresentação do livro produzida pelo jurista Eliézer Rosa. Que diz tratar se de “um levantamento da gíria, da linguagem especial, ou, talvez, de uma língua especial de minorias; de palavras, expressões e modismos que fazem parte da linguagem do povo”.

Logo que pronto, em 1974 o Dicionário do Palavrão e Termos Afins foi censurado pelo hipócrita regime militar que administrava o País na época, e só foi liberado em 1979. Com prefácio de Gilberto Freyre o glossário teve defesa ferrenha de  Carlos Drummond de Andrade no Jornal do Brasil,  no dia 20 de março de 1980, onde lê-se: “A carga de tais preconceitos é tamanha que o Dicionário do Palavrão e Termos Afins, de Souto Maior, levou anos trancado em gavetas de censura, porque certo ministro da Justiça considerava atentatória aos costumes uma obra que tem similares de nível universitário na Alemanha, na França e outros países. Foi necessário que a opinião pública forçasse os governos militares à abertura democrática, embora tímida mas já hoje irrecusável, para que esse livro conquistasse direito de circulação e, portanto, de ser criticado. Seu autor, julgado sumariamente em sigilo de gabinete, seria assim um pornógrafo, quando na realidade se trata de um dos mais qualificados estudiosos da cultura nacional em seu aspecto de criação popular, de riquíssima significação”.

O Dicionário do Palavrão e Termos Afins só veio a ser publicado na década de 1980, no governo de João Figueiredo, quando a política da anistia já acontecia no País. A primeira edição do dicionário se esgotou rapidamente.

O Dicionário do Palavrão e Termos Afins apresenta para todos os brasileiros os palavrões característicos de todas as regiões do País. Ou seja, ele nacionaliza a cultura popular, levando o palavrão típico do Amazonas ao conhecimento da população do Rio Grande do Sul. E quem nunca ouviu dizer que o uso do palavrão é necessário para evitar o enfarte do miocárdio e descarregar o homem de tensões emocionais?

______________________________________________________________________________________________

Informações Adicionais

Livro: Dicionário do Palavrão e Termos Afins
Autor: Mário Souto Maior
Pág: 216
ISBN: 978-85-7358-956-6
Preço: 29,90

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *