Acre/Cooperativismo Musical

Entre os dias 24 e 28 de agosto, acontece em Rio Branco, no Acre, o seminário “Cooperativismo Musical: um novo Modelo de Gestão”. A iniciativa, idealizada e organizada pela COMUM e pela COMAC (Cooperativa da Música do Acre) com apoio da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), surgiu da necessidade de integrar outros estados numa ação conjunta em busca da organização do setor musical em cooperativas de trabalho.

Serão realizados encontros com representantes de todas as cooperativas de música já criadas no Brasil, bem como daquelas em processo de formalização. Na programação haverá também debates com especialistas sobre direito autoral, ensino de música nas escolas e questões trabalhistas e previdenciárias visando a regulamentação da atividade profissional dos músicos. O objetivo é alinhar e consolidar o movimento do cooperativismo musical no país.

O modelo de negócios defendido e propagado pelas cooperativas de música vem se impondo como um novo paradigma do mercado musical nos últimos anos, pela capacidade de responder direta e objetivamente aos principais anseios do setor.

As cooperativas têm se destacado também pelo empenho demonstrado na luta pela profissionalização do trabalho dos diversos agentes envolvidos na cadeia produtiva e na interlocução com governos e instituições, visando a construção de políticas públicas, bem como na busca de soluções criativas para os problemas enfrentados pela classe.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *