“A Saga” Especial vai ao ar hoje (19) pela TV Brasil e TV É-Paraná.

Após 12 anos de uma verdadeira saga, vai ao ar pela TV Brasil e TV É-Paraná, a minissérie paranaense “A Saga – Da Terra Vermelha Brotou o Sangue”, obra escrita e dirigida pelo consagrado diretor Manaoos Aristides.

A ideia de registrar a história do Paraná surgiu no final da década de 70. Nascido em Duartina (SP), Aristides foi criado em Bela Vista do Paraíso, região metropolitana de Londrina. Em meados da década de 60, quando ainda estudava em Curitiba, Manaoos esteve em Cascavel, que na época não passava de um vilarejo, embora já fosse um município emancipado. Quando retornou, em 1978, a pequena vila tinha crescido, transformando-se em uma cidade de 100 mil habitantes. E assim, vendo a necessidade dessa história ser contada, nasceu a ideia de A Saga.

As gravações iniciaram no ano de 1999, num projeto audacioso: contar a história da colonização do Paraná, fazer dramaturgia fora do eixo Rio/São Paulo, reunindo atores de renome nacional em mais de 50 locações pelo interior do Estado. Aristides se propôs a enfrentar esse desafio, mesmo conhecendo todas as dificuldades e antevendo a envergadura que a obra tomaria.

João Vitti (Éramos Seis/O Cravo e a Rosa), é o personagem central da trama.

As primeiras gravações iniciaram com a construção das duas primeiras cidades cenográficas, uma em Porto Mendes e a outra em Cascavel. Em 2003 foi erguida também em Foz do Iguaçu uma cidade com 26 edificações entre elas o Hotel das Cataratas. Enfim, num total de 72 edifícios e cabanas representando a época das casas de madeira inclusive com o telhado em tabuas lascadas no machado.

O projeto visionário começou a ser desenvolvido em em Cascavel, sendo que do período entre 1999 até a finalização, a equipe ficou sem filmar durante alguns anos. Foram realizadas filmagens também em Porto Mendes, Catanduvas, Ponta Grossa, Tibagi, Castro, Pirai do Sul, Porto União/SC, União da Vitória, Imbituva, Pinhão, Faxinal do Céu, Guarapuava, Campo Largo, Morretes, Antonina e as praias de Shangri-lá e Pontal do Paraná e Mandirituba.

Roberto Bomtempo (A Casa das Sete Mulheres/ Pantanal), é o desbravador Cabeza de Vaca©

O Paraná completa hoje (19), 160 anos de emancipação política, mas A Saga vai mais longe, contando a história do Estado, desde 1541 com a passagem de Alvar Nunez Cabeza de Vaca pelos campos gerais e pela região próximo à Palmas, sul do Paraná, chegando até as Cataratas do Iguaçu, estendendo-se até a década de 1950, passando pela epopeia da Coluna Prestes, da visita de Santos Dumont às Cataratas, a criação do Parque Nacional do Iguaçu, até a revolta dos posseiros do Sudoeste e a consolidação das cidades do oeste do Paraná, como Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Cascavel.

E em comemoração ao aniversário de emancipação do Paraná, irá ao ar hoje (19) às 23h00, pela TV Brasil e TV É-Paraná, um programa especial sobre a produção da série, que terá a estreia oficial no dia 21 de janeiro, em 16 capítulos, também pela TV Brasil. Com a finalização da Saga, Manaoos começa à percorrer o oeste de Santa Catarina, visando um novo projeto, tendo como tema a Guerra do Contestado.

Elenco

Roberto Bomtempo (A Casa das Sete Mulheres/ Pantanal), Raymundo de Souza (Terra Nostra / Vidas Opostas), João Vitti (Éramos Seis/ Despedida de Solteiro/Um Só Coração), Valdir Fernandes (Mandacaru/ Grandes Sertões Veredas/Meu Pé de Laranja Lima), Gabriela Alves (Salsa e Merengue/ Tocaia Grande/ Mulheres de Areia), Munir Kanaan (O Profeta/Duas Caras), Alessandro Malvão (Kubanakan / Sete Pecados), Adilson Girardi (Almas Gêmeas, Duas caras), Helio Zach (Anos Rebeldes), Denis Derkian (Cara a cara, Ninho de Serpente), e os atores paranaenses: Emilio Pitta (Capitu/ Beleza Pura/ A Grande Família) Claudete Pereira Jorge, Helena Portela, Carlos Vilas Boas, o jornalista e compositor Claudio Ribeiro, Igor Rickli e Olga Bongiovanni e mais de 5 mil participantes entre: atores, figurantes e profissionais de produção.

 
Serviço:
Lançamento em rede Nacional.
Comemoração aos 160 anos de Emancipação Política do Paraná.
Dia: 19 de dezembro
Hora: 23:00hrs
A série:
15 de janeiro
Horas: 23:00hrs
De terça a sexta-feira
Exibição para todo o Brasil:
TV É Paraná e TV Brasil

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *