A Quixote Art & Eventos e o Portal Brasil Cultura apresentam: CURSO MODULAR DE GESTÃO CULTURAL TURMAS 2012

Terão início neste mês de fevereiro as aulas do Curso Modular de Gestão Cultural nas cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

As turmas de Brasília (DF), Florianópolis (SC) e Cascavel (PR) iniciarão suas atividades somente a partir de março.

A Quixote Art & Eventos promove mais uma vez neste ano de 2012 o Curso Modular de Gestão Cultural ministrado pelo consultor e produtor cultural Marcelo Miguel.

As fichas de inscrição já podem ser solicitadas através do e-mail cursos@quixoteart.com.brEste curso é apresentado e desenvolvido em 09 módulos (09 encontros presenciais com 06 horas/aulas cada módulo), além de oferecer atividades extras como a chamada revisão online, onde os alunos poderão acompanhar pelo menos uma vez por mês através da internet as aulas de revisão dos tópicos abordados em aula.

As transmissões das aulas de revisão serão feitas pelo site Brasil Cultura (www.brasilcultura.com.br) e pelo twitter (twitcam) para que aula fique arquivada e disponível para aqueles que não puderem acompanhar a transmissão online ao vivo.

Além disso, outras atividades extra-aula serão ofertadas como a incubadora de projetos culturais e o laboratório de projetos culturais, que na prática funcionaram como uma consultoria coletiva para avaliação e debate dos projetos e ações culturais desenvolvidas pelos próprios alunos.

Nos últimos 06 anos, os cursos mantidos pela Quixote Art & Eventos já foram ministrados em mais de 76 diferentes cidades, espalhadas por 08 diferentes estados brasileiros, atendendo um público total aproximado superior a 7.500 alunos.

Muitos destes alunos, mantém até hoje parceria com a Quixote Art & Eventos na realização de seus projetos, ações e programas culturais.

A construção de uma rede de colaboradores também é um aspecto a ser destacado.

Como funciona o Curso Modular de Gestão Cultural

OBJETIVOS E CARACTERÍSTICAS DESTE CURSO E SEU DIFERENCIAL:

Podemos destacar neste curso três importantes eixos:

· A troca de experiências e formação de gestores aptos a desenvolverem projetos através da Lei Rouanet;· A oferta de uma consultoria dirigida as necessidades dos alunos participantes do curso;· A construção de uma rede de gestores culturais;

 

Como a maioria dos cursos de formação, o Curso Modular de Gestão Cultural mantém a preocupação na formação e na capacitação de seus participantes, no entanto seus objetivos extrapolam este objetivo:

· A troca de experiências e formação de gestores aptos a desenvolverem projetos através da Lei Rouanet;

 

 

Durante o curso a espinha dorsal do programa tem seu foco na apresentação da Lei Rouanet e nos mecanismos de isenção fiscal para os projetos culturais, tema que será abordado do primeiro ao último encontro. No entanto outras questões também serão enfocadas, como noções gerais para planejamento e formatação de projetos culturais, noções gerais sobre políticas públicas de cultura, apresentando o Sistema Nacional de Cultura e os principais programas mantidos pelo governo federal, a Lei de Direito Autoral, noções de gestão de eventos, noções para organização e execução do trabalho de captação de recursos, assessoria de comunicação para projetos culturais, gestão de acervos, apresentação do Sistema Brasileiro de Museus, Lei do Audiovisual, código de defesa do consumidor aplicado aos produtos culturais, etc.

· A oferta de uma consultoria dirigida as necessidades dos alunos participantes do curso;Com o desenvolvimento das atividades extra-aula a Quixote Art & Eventos tem como princípio oferecer aos seus participantes uma consultoria dirigida, buscando sempre atender as suas necessidades e os seus interesses como por exemplo disponibilizar suporte para a formatação de seus próprios projetos culturais.

Por esta razão muitos alunos que já participaram dos cursos promovidos pela Quixote Art & Eventos, ainda hoje mantém com regularidade um estreito contato com os instrutores e com as atividades do curso. Inclusive, muitos ex-alunos, mesmo depois de já terem concluído o curso em anos anteriores, acabam retornando e voltando as aulas para se atualizarem. Estes alunos são convidados especiais e não pagam nenhuma taxa extra por estas participações pós-curso.

· A construção de uma rede de gestores culturais;

 

 

Outra característica importante deste curso, é que com a realização regular das atividades extra-aula, conseguimos também estreitar os laços e a comunicação entre os próprios alunos da turma e de outras cidades formando assim uma verdadeira rede de gestores e produtores culturais.

Benefícios oferecidos aos alunos

 

Além das aulas e das atividades, como suporte e apoio pedagógico todo aluno receberá a cada aula um kit com nosso material de apoio composto por uma cartilha, um cd-room contendo arquivos em power point com o resumo das aulas, textos e legislação pertinente, vídeos, livros em PDF e outras informações.

Todos os alunos matriculados no curso também receberão ao longo do ano, mensalmente o Boletim Informativo Quixote (distribuído através de e-mail) com informações sobre editais, legislação e políticas públicas para cultura, e mais o Jornal Cultural Quixote (publicação impressa bimestral).

Lembramos que este é um curso livre, mas estaremos concedendo Certificas do de participação para aqueles que participarem de pelo menos 75% das aulas ministradas.

Os alunos matriculados em uma turma também poderão repor aulas perdidas em outras turmas (em outras cidades) ou participarem de toda e qualquer aula da turma do ano seguinte sem nenhum custo ou ônus.

Início das aulas:

 

Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) em

Fevereiro de 2012

 

Florianópolis (SC), Brasília (DF) e Cascavel (PR) em

Março de 2012

 

Informações: cursos@quixoteart.com.br

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *