A HISTÓRIA SE FAZ DE PESSOAS. Homenagem a Didi do Cavaco e Nelson Alípio

O samba curitibano prova que está mais vivo do que nunca e, como diria o compositor e jornalista Cláudio Ribeiro em reconhecimento ao trabalho e talento da velha-Guarda do Samba de Curitiba O Samba da Tradição traz os melhores encontros do samba-raíz no Paraná. O projeto Samba da Tradição, desenvolvido por apaixonados pelo samba paranaense, tem como atração neste domingo dia 26 de maio o reconhecimento a dois importantes nomes do nosso
cancioneiro: DIDI DO CAVACO e NELSON ALÍPIO. O Samba da Tradição tem todo o charme de uma típica roda de samba. É imperdível!
HOMENAGEADOS DESTA EDIÇÃO
DIDI DO CAVACO

Natural de Curitiba (PR), Didi do Cavaco, músico autodidata e cantor popular. Já aos 9 anos dava sinais de musicalidade nas veias, improvisando brinquedos sonoros. Aos 12 ganhou um cavaquinho de presente do seu pai que lhe ensinou uns poucos acordes.
Em 1973, a convite de um amigo de infância, passou a integrar o grupo “Super Sambão D. Pedro II”, como violonista, substituindo a Nelson Alípio, um dos grandes pioneiros do samba da cidade. Foi um dos primeiros cavaquinistas de Escolas de Samba de Curitiba, sendo campeão de concursos de carnaval pelas principais escolas do grupo especial, como Mocidade Azul, D. Pedro II, Colorado, Embaixadores da Alegria e Acadêmicos da Sapolândia. Foi integrante de
outros grupos musicais, como: Sambão da Mocidade, Batuque é Samba Show, Nilo Samba e Choro, Grupo Villa de Lobos, Grupo Simplicidade, e Devagar e Sempre.
Fez recentemente trabalho com o Grupo Novato de Salvador – BA, show com o trumpetista Joatan Nascimento. Como músico acompanhador atuou em vários shows com artistas de renome nacional como, Nelson Gonçalves, Raul de Barros, Guilherme de Britto, Ataulpho Alves Jr., Noite Ilustrada, Noca da Portela, Nadinho da Ilha, Xangô da Mangueira, Ana Paula Rodrigues, Guego Favetti, Zélia Brandão, Homero Réboli e Cláudio Ribeiro e outros artistas da noite curitibana.
Atualmente é integrante do grupo “Amigos do Braga”.
NELSON ALÍPIO

Natural de Itapema (SC), veio no início dos anos 50 para Curitiba (PR) onde, na plenitude de seus vinte e poucos anos, participou de diversos grupos de samba, pagode e conjuntos
de baile. Nos anos 60 ingressou no “Regional do Zé Pequeno” (na antiga rádio PRB2) e do “Regional Janquito”. Foi o primeiro cavaco do primeiro conjunto de samba de Curitiba o “Partido Alto Colorado” e posteriormente o “Maé Samba Show”. Nos anos 80 participou do
“Sambão da Mocidade” e do grupo “Oito do Samba”, posteriormente mudou-se para Joiville onde tocou no “Regional do Bera”, que se apresentava aos sábados no Mercado Municipal, e no
“Grupo entre amigos” no qual encerrou a carreira. Também é sócio benemérito da Sociedade Operária Beneficente 13 de Maio.

Sociedade Treze de Maio foi a primeira instituição histórica dos negros paranaenses. Fundada na segunda metade do século XIX, logo após a abolição da escravatura, a instituição ainda guarda uma história sobre a formação da cidade de Curitiba.

Reformada, perdeu suas características arquitetônicas, o que a impede hoje de ser tombada. Em 1996 a casa passou por nova reforma realizada pela prefeitura. Atualmente o clube cultural pode ser locado para aulas, eventos e festas nas segundas, terças e quartas-feiras.

 

ABERTURA DA CASA ÀS 14H30

INÍCIO DA RODA . 15H

TÉRMINO DA RODA ÀS 19H30

CHEGUE CEDO!

ABERTURA DA RODA . Samba do Sindicatis

SAMBA EM VINIL .
Welington Negão

AMBIENTAÇÃO . Carla Torres

MESTRE DE CERIMÔNIAS
. João Carlos de Freitas

ENTRADA: R$ 7,00

* ASSOCIADOS DO CLUBE, CRIANÇAS ATÉ 10 ANOS E ADULTOS A
PARTIR DE 65 ANOS NÃO PAGAM.

INFORMAÇÕES

www.sambatradicao.blogspot.com
. sambadatradicao@gmail.com
Rua Desembargador Clotário Portugal, 274, Curitiba, BR. (41)
9198-6607 – 41 9905 3836

    Author: Redação

    Share This Post On

    151 Comentários

    1. Many thanks pertaining to sharing the following wonderful written content on your web-site. I discovered it on google. I may check back again when you publish extra aricles.

    Trackbacks/Pingbacks

    1. Social Media Marketing Company - Title... [...]always a massive fan of linking to bloggers that I enjoy but do not get a good deal of link …

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *