A História do Rei do Congo, ‘Galanga, Chico Rei’ – BH.

“Galanga, Chico Rei”, um espetáculo musical afro-brasileiro, estréia no Espaço Cultural Tambor Mineiro (Rua Ituiutaba, 339 – Prado) e fica em cartaz até o dia 29 do mesmo mês. O musical tem textos e canções de um dos mais importantes compositores da música brasileira, Paulo César Pinheiro, direção geral do dramaturgo João das Neves e a direção musical de Titane. O multiartista Maurício Tizumba encabeça o elenco.

A montagem traça o panorama da fabulosa história da vida de Chico, rei de uma tribo do Congo que é trazido como escravo para o Brasil e torna-se herói.

Na peça usa-se a congada – bailado dramático tradicional em vários estados brasileiros, principalmente em Minas Gerais, em que os figurantes representam, com cantos, danças, cortejos e muita música, a coroação de um rei do Congo, mesclando cultos católicos com africanos. Esses rituais são dedicados à protetora tradicional dos negros no Brasil, Nossa Senhora do Rosário, e vários santos negros, especialmente São Benedito e Santa Efigênia.

Ao mesmo tempo, Galanga, Chico Rei revê a história tradicional do Brasil e de sua cultura sob o prisma da identidade afro-brasileira. A tradição oral também está presente em cena, com várias versões de uma mesma história sendo contadas, muitas vezes, de forma simultânea.

No elenco, estão: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroné, Felipe Gomes, Kátia Araccelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia, Rodrigo Jerônimo e Wellison Pimenta.

O cenário reproduz um quartel de congadeiro, local onde se faz as festas e cerimônias, apresentando algumas formas dos sete termos fundamentais do congado e suas coreografias.

O espetáculo repete a parceira entre Paulo César Pinheiro, João das Neves e Maurício Tizumba iniciada no premiado Besouro Cordão-de-Ouro em 2006.

A peça dá continuidade à pesquisa e à linguagem desenvolvida naquele musical que mostrou inovação na temática, na música e na linguagem cênica, resultando em turnê de quatro anos, no prêmio Shell de melhor música e no surgimento de diversas críticas entusiasmadas em todo país. Ao longo da temporada, a equipe aprofundou sua relação com a linguagem e o trabalho em conjunto que resulta agora nesse segundo projeto.

Espetáculo: Galanga, Chico Rei. Texto e músicas: Paulo Cesar Pinheiro. Direção: João das Neves. Direção musical: Titane. Elenco: Maurício Tizumba, Alysson Salvador, Bia Nogueira, Denilson Tourinho, Evandro Passos, Everton Coroné, Felipe Gomes, Kátia Araccelle, Lucas Costa, Maíra Baldaia e Rodrigo Jerônimo.

Local: Tambor Mineiro – Rua Ituiutaba, 339 – Prado. BH.
De 06 a 29 de janeiro, sexta, sábado às 21h – domingo, às 20h
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$12,00 (meia)
Classificação: Livre.
Duração: 90 minutos.

Author: Redação

Share This Post On

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *