8º Festival de Cinema de Maringá 2011.

cinema festivalLuz, câmera, ação. Chegou à hora dos cineastas e produtores cinematográficos brasileiros entrarem em cena para inscreverem seus filmes no 8º Festival de Cinema de Maringá, que será realizado entre os dias 20 e 27 de Maio, com o tema “Cinema e Educação”.

 

Podem concorrer produções nacionais de curtas e longas metragens de 35mm e digitais, ficção, documentários, animações e experimentais. Em 2010 foram inscritos 212 filmes, 183 curtas e 29 longas, dos quais 37 foram selecionados.

 

As inscrições começam neste dia primeiro de Abril e vão até sete de Maio. Para participar os produtores e cineastas interessados devem acessar o site: www.festcinemaringa.com.br  , ler o regulamento e proceder de acordo com as instruções do link “Mostra Competitiva”.

 

O 8º Festival de Cinema de Maringá segundo os organizadores Pery de Canti e Inez Petri é uma grande oportunidade para os produtores brasileiros divulgarem seus trabalhos. No ano passado cerca de 15 mil pessoas participaram de todas as atividades oferecidas pelo Festival e assistiram aos filmes da Mostra Competitiva e votaram em seus preferidos. A expectativa para esta edição é aumentar esse público em até 40%.

 

Para atingir esse objetivo, a organização do Festival informa que além da tenda principal, que será montada no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), haverá ainda mais duas, uma que será montada no Jardim Alvorada, o bairro mais populoso de Maringá, e outra na praça da Igreja do Jardim Santo Antônio.

 

O Festival terá a Mostra Competitiva 35mm e Digital em todas as suas unidades de exibição. Paralelamente ao evento principal serão realizadas oficinas de Cinema (Roteiro, Direção, Produção de Curtas e Montagem), debates com eixos temáticos: Lei do Direito Autoral, Lei Rouanet & Procultura, Distribuição & Exibição, Cinema & Educação e Jornalismo Cultural, Mostra Infanto-Juvenil e Mostra Paralela, que ocorrerão em cinco cidades vizinhas a Maringá: Nova Esperança, Mandaguaçu, Castelo Branco, Alto Paraná e Mandaguari. Todas as atividades do Festival são inteiramente gratuitas, sendo necessário a verificação classificativa dos filmes.

 

Tradicionalmente o Festival também faz uma homenagem a nomes de destaque nacional na área de cinema. Já receberam essa homenagem as atrizes Letícia Sabatela, Eva Wilma, Simone Spoladore, o ator Stepan Nercessiam, e os Cineastas Zelito Viana, Cacá Diegues e Julio Bressane. A organização do Festival divulgará no mês de Maio o nome do homenageado desta edição.

 

O 8º Festival de Cinema de Maringá, conta com o Patrocínio Âncora da VIAPAR, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura,  apoios culturais do Ministério da Cultura, Sol Propaganda, Gráfica Midiograf, Maringá Convention Visitours Bureau, Hotel Cidade Verde, Hotel Príncipe, Jornal O Diário, CBN Maringá, Maringá FM, Associação Comunitária do Jardim Alvorada, Associação Comunitária de Santo Antônio, apoios institucionais da UEM – Universidade Estadual de Maringá, ACIM, AVEC, Secretaria de Cultura de Maringá, SIAPAR, MIS/PR, Prefeituras de Mandaguarí, Mandaguaçú, Castelo Branco, Nova Esperança e Alto Paraná.

 

 

 

 

Outras informações no site: www.festcinemaringa.com.br

Siga nos no twitter: @festcinemaringa

Osvaldo Sigles: assessoria de imprensa – Fone (44) 9909-4184

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *