5º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura acontecerá em Natal

Foi ao ar no ambiente da Web, no dia 15 de abril o site da TEIA Nacional da Diversidade 2014, encontro que reunirá integrantes de Pontos de Cultura de todo o país e das Redes da Diversidade que integram o Programa Cultura Viva. A TEIA Nacional será realizada na cidade de Natal (RN), entre os dias 19 e 24 de maio.

A nova plataforma digital está equipada com uma moderna tecnologia interativa, que permitirá ao internauta acompanhar toda a preparação para a TEIA da Diversidade 2014, além de informá-lo sobre a múltipla programação do evento, sobre os artistas, os ponteiros e gestores culturais que estarão presentes e também interagir com os organizadores.

O site permitirá tudo isto e muito mais. Vai apresentar ao público a Rádio TEIA e a TV TEIA , estações digitais especialmente criadas para o evento, que possibilitarão aos internautas acompanhar ao vivo os principais debates do encontro e os espetáculos apresentados dentro da Mostra Artística dos Pontos de Cultura. A mostra será composta por expressões da cultura popular brasileira, por espetáculos de arte de vanguarda, pela cultura dos povos tradicionais do país, tais como: povos indígenas, quilombolas e comunidades de terreiro.

Mas a TEIA da Diversidade vai mais além. Concentrará o grande debate nacional sobre as ações do Programa Cultura Vivae articulará as políticas públicas na área da Cidadania e da Diversidade Cultural para os próximos anos. Palestras, Rodas de Conversa, Oficinas, a Mostra Artística, uma Feira do Artesanato Comunitário dos Pontos de Cultura e debates compõem a pauta da programação do encontro.

Uma grande Rede Colaborativa será acionada para divulgar o evento e colher sugestões sobre os rumos da Cultura Popular e Comunitária do país. O site da TEIA Nacional da Diversidade 2014 tem espaço para notícias, notas, fotos e vídeos produzidos pela equipe da Comunicação Colaborativa, selecionada pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MInC). O site traz ainda todo o histórico dos Encontros Nacionais dos Pontos de Cultura.

O Jaraguá – A TEIA Nacional da Diversidade 2014 já tem a sua logo. Escolhida em um processo seletivo realizado pelos organizadores do evento, que convocou integrantes do Programa Cultura Viva de todo o país para apresentarem sugestões de logomarca. Foi inspirada na figura folclórica do Jaraguá e no Programa Cultura Viva.

O Jaraguá faz parte da tradição cultural da região Nordeste do Brasil. É um personagem fantástico que representa um fantasma de cavalo. Integra o Auto Natalino dentro do Boi de Reis, no Rio Grande do Norte (RN); em Pernambuco ele aparece no Carnaval; no Cariri, sertão do Ceará, ele é uma figura do Reizado, assim como no Piauí e em outros estados do nordeste.

    Author: Redação

    Share This Post On

    Enviar um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *